Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon EOS 1D Mark IV: agora sim

Canon EOS 1D Mark IV: agora sim

14 anos e meio atrás

A Canon acaba de anunciar a sua resposta ao lançamento da Nikon D3s. A nova Canon EOS 1D Mark IV chega com 16 megapixels de resolução máxima e capacidade de fazer filmes em alta definição. Tudo isso usando um sensor CMOS APS-H com fator de corte de 1,3x e dois processadores DIGIC IV, permitindo que a câmera possua uma capacidade de processamento de imagem seis vezes maior do que o antigo processador DIGIC III. A principal evolução apontada pela Canon no lançamento do novo equipamento é o avançado sistema de autofocus com 45 pontos, sendo que 39 pontos são no formato cruz. A empresa também garante que o novo sistema AI Servo II AF permite focar um assunto em movimento quando o modo de foto contínua estiver sendo usado (máximo de 10 fotos por segundo).

Outra novidade é em relação ao desempenho em ISO elevado. Embora o tamanho do pixel tenha diminuído em relação ao lançamento anterior, a Canon garante que a nova tecnologia de processamento vai garantir uma quantidade menor de ruído em fotos com pouca luz. A sensibilidade nativa da nova câmera vai do ISO 100 ao 12.800, mas pode atingir até 102.400 usando as configurações de expansão (Enhanced H3). Outra coisa que me chamou a atenção foi o modo de gravação de vídeo. A definição máxima de vídeo que a câmera pode entregar é de 1920 x 1080 pixels com 29, 25 ou 23 quadros por segundo. Até aí tudo bem, mas o equipamento também faz filmes em padrão VGA (640 x 480) com até 54 quadros por segundo. Fico imaginando alguém fazendo vídeo para internet com uma câmera dessas.

Outras especificações novas que encontramos no equipamento são o novo visor LCD de 3 polegadas com 920.000 pixels e o novo sistema de limpeza do sensor que agora também conta com uma camada de flúor sobre o filtro Low Pass para ajudar a repelir a poeira. Informações sobre a durabilidade do obturador não foram colocadas no anúncio oficial, mas deve ficar em torno de 200 a 250 mil cliques. Porém, um recurso que achei fantástico foi um que não tem a ver com a qualidade de imagem. É possível inserir informações sobre Direitos Autorais diretamente na câmera, fazendo com que o exif de cada foto já seja feito com o nome do fotógrafo e as imposições de uso que aquela imagem possui. Isso elimina a necessidade de ficar inserindo informações na hora da edição da imagem. Também é possível inserir notas de áudio em cada imagem utilizando o microfone embutido do equipamento.

A nova Canon EOS 1D Mark IV vai estar disponível em dezembro a um preço estimado de US$ 4.999,00, apenas o corpo. O site oficial da Canon no Japão colocou no ar uma galeria com 5 imagens feitas pela nova câmera em tamanho original. Infelizmente, o maior ISO encontrado nas fotos é o 3200, mas já é possível sentir a qualidade do equipamento.

Fonte: Dpreview

 

relacionados


Comentários