Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Especulação: O próximo portátil da Apple e CPUs ULV

Especulação: O próximo portátil da Apple e CPUs ULV

14 anos atrás

Vamos começar pelo glossário: ULV significa Ultra-Low Voltage ou tensão ultra-baixa e é uma categoria. Os detalhes dessa nova linha de CPUs estão nesse post.

Agora, um pouco de especulação pura…

Os processadores Atom são muito específicos para o uso e fazem bem esse trabalho. Possuem performance equilibrada já que delegam vários serviços para a nuvem e com foco em um consumo baixo de energia que chega a míseros 0.8 Watts.

A linha de processadores ULV mudou o cenário porque trouxe uma nova segmentação no mercado e é provável que a Apple se aproveite disso, pois é a única empresa que até o momento não se pronunciou sobre o mercado de ultra-portáteis ou subnotebooks.

Nesse exato instante, escrevo de um desses novos equipamentos, o Acer Aspire 1410 que não usa uma CPU atom, mas um Core 2 Single em cima de arquitetura Centrino. A diferença é um pouco mais de consumo, 5 Watts e uma performance muito maior. A performance em relação ao Atom é bem notável.

Produtos com a versão Core 2 Duo ULV já estão disponíveis para venda mas com estoques limitados. A Asus saiu com uma linha premium de ultra-portáteis que pesam 1,3 kg e outros fabricantes já preparam novas gerações de produtos.

E da Apple, silêncio total, até demais para ser sincero. Acredito que estejam preparando algo interessante que irá de fato estabelecer um mercado de ultra-portáteis ou tablets. Basta olhar o histórico do iPhone. Eu estava lá em Nova Iorque no dia do lançamento e testemunhei o início do fenômeno: iPod + telefone. E hoje ele tornou-se uma plataforma de jogos, aplicativos e todos os executivos com quem eu conversei da séria Oracle usam.

A tecnologia já está disponível e a Intel precisa apenas de escala para baratear a produção, que deve ocorrer nos próximos 6 meses. Telas touchscreen estão cada vez mais baratas, mas ninguém ainda conseguiu conquistar corações e mentes e sabemos que a turma da maçã faz isso com maestria.

relacionados


Comentários