Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Samsung afirma: Galaxy Note8 é o "primeiro" smartphone que filma em 4K a 60 fps; porém... [UPDATE]

Samsung afirma: Galaxy Note8 é o "primeiro" smartphone que filma em 4K a 60 fps; porém... [UPDATE]

No que depender da Samsung o iPhone X será o primeiro smartphone que filma em 4K a 60 fps por pouco tempo: empresa diz que o Galaxy Note8 saiu na frente, só não liberou o recurso ainda…

6 anos e meio atrás

galaxy-note8

UPDATE: apenas um pequeno adendo, as capacidades das baterias da linha iPhone 8 foram reveladas graças a homologações vazadas da TENAA, o órgão de telecomunicações chinês:

  • iPhone 8: 1.821 mAh, redução de 7% em relação à do iPhone 7 (1.960 mAh);
  • iPhone 8 Plus: 2.675 mAh, redução de 8% (iPhone 7 Plus, 2.900 mAh);

UPDATE 2 [26/09/2017]: a bateria do iPhone X foi enfim revelada e também não é grande coisa: 2.716 mAh.

Conclusão: comprem powerbanks se quiserem filmar em 4K a 60 fps. Vários deles.

Segue abaixo a notícia original.


A Apple e a Samsung podem ser parceiras de negócios, mas as brigas em que elas se envolvem rendem passagens mais divertidas por uma série de razões. De disputas de patentes a dizer que uma lançou recursos antes da outra, teve de tudo. A última no entanto rendeu um belo mico para a companhia sul-coreana, que está de todo jeito tentando passar à frente dos iPhones 8, 8 Plus e iPhone X no que diz respeito às capacidades de captura de vídeo.

Na terça-feira a Apple bateu forte na tecla de que os três dispositivos são poderosos o suficiente para suportarem filmagens na resolução 4K a 60 frames por segundo, funcionalidade essa que nenhum outro dispositivo móvel possui. Todos os smartphones disponíveis hoje que filmam em 2160p o fazem na velocidade de 30 fps, principalmente porque ir além disso forçaria o gadget a trabalhar muito e drenaria a bateria facilmente. Lá atrás, quando os primeiros smartphones ofereceram a novidade era comum que eles limitassem os filmes ou avisassem o usuário a pegar leve, mas com o tempo isso foi sendo amenizado.

Eu ainda tenho minhas dúvidas quanto ao impacto na autonomia do iPhone X e seus irmãos menos descolados para filmar em 4K a 60 fps, dado o histórico de baterias mixurucas que a Apple sempre acondicionou em seus aparelhos (inclusive por decisões de design), mas é fato que os gadgets da maçã são os primeiros a oferecer o recurso. Só que a Samsung não concorda com isso: de uma forma bastante estranha ela agora promove na página oficial do Galaxy Note8 que seu atual top de linha também é capaz de fazê-lo, o que faria dele o primeiro dispositivo de facto a contar com a funcionalidade.

Só que há um pequeno problema: HOJE o Galaxy Note8 só filma em 4K a 30 fps, tal qual fora anunciado três semanas atrás; a Samsung ainda não liberou um possível update para equipara-lo aos novos iPhones e está apelando para uma marmotagem descarada, afirmando "nós lançamos primeiro" quando não é verdade. É possível que o Snapdragon 835 da Qualcomm ou o proprietário Exynos 8895 dêem conta do recado? Acredito que sim, tratam-se de dois SoCs poderosíssimos e ainda que testes preliminares indiquem que o Apple A11 Bionic produzido pela TSMC seja bem mais parrudo, não deve ser complicado para o Note8 fazer o truque.

Só que a Samsung não fez primeiro, sequer anunciou tal capacidade primeiro e a menos que libere o recurso antes da Apple começar a despachar os iPhones 8 e 8 Plus aos compradores, também não será a primeira a disponibiliza-la a seus usuários.

Fonte: Samsung.

relacionados


Comentários