Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Confira o primeiro trailer de Downsizing, com Matt Damon

Confira o primeiro trailer de Downsizing, com Matt Damon

Você toparia ser encolhido para viver uma vida de luxo? Essa é a premissa de Downsizing, comédia estrelada por Matt Damon que ganha seu primeiro trailer.

6 anos e meio atrás

downsizing

O projeto encalhado de Alexander Payne, o aclamado diretor de Sideways: Entre Umas e Outras, Os Descendentes e Nebraska finalmente vai sair do Development Hell: Downsizing (Pequena Grande Vida no Brasil), uma comédia dramática estrelada por nosso pirata espacial e batateiro favorito Matt Damon sobre pessoas que escolhem ser miniaturizadas para viver melhor acaba de ganhar seu primeiro trailer.

A trama é interessante: num futuro próximo a superpopulação mundial colocou o planeta em uma crise de abastecimento, há muita gente para a capacidade de produção de recursos naturais que a Terra pode oferecer. A solução apresentada então foi reduzir o consumo, mas não com racionamento e sim desenvolvendo um processo (irreversível) de miniaturização de humanos, que com uma média de 13 cm de altura passariam a consumir recursos em uma escala muito mais gerenciável e essencial para a continuidade da civilização. O título Downsizing é uma piadinha dupla tanto com o encolhimento quanto com a estratégia de administração para contenção de custos (geralmente demissões), que infelizmente se perdeu na tradução.

No filme Matt Damon e Kristen Wiig (que também estava em Perdido em Marte como a diretora de mídia da NASA Annie Montrose) são Paul e Audrey Safranek, um casal que decide abrir mão de uma vida mediana e cheia de restrições para abraçar uma nova realidade lilliputiana, que acaba sendo vantajosa para eles: uma família com uma renda per capita padrão dos EUA se converte em um milionário dentro das comunidades especiais voltadas para os miniaturizados, que podem desfrutar de uma nova vida de fartura e aventuras.

O elenco de Downsizing conta ainda com Christoph Waltz (Bastardos Inglórios, Django Livre) e Udo Kier (o Führer de Iron Sky) como um casal de playboys de meia-idade, Jason Sudeikis (Saturday Night Live, The Cleveland Show e Angry Birds) como o primeiro amigo dos Safranek que passa pelo procedimento e participações de Bruce Willis, Alec Baldwin, Neil Patrick Harris e Margo Martindale, a Claudia de The Americans.

O filme foi exibido nos festivais de cinema de Veneza e Toronto e foi bastante elogiado. Agora temos o primeiro trailer:


Pequena Grande Vida | Trailer #1 | LEG | Paramount Brasil

O projeto de Downsizing demorou anos para se tornar realidade: originalmente planejado para entrar em produção após Sideways, que estreou em 2004 ele foi atropelado por Os Descendentes e Nebraska e Payne o vinha empurrando com a barriga desde então. Pesa o fato de que os seus três filmes até então receberam uma cacetada de prêmios e nomeações (Sideways e Os Descendentes conquistaram cada um o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado) e só agora, com a agenda livre a versão humorística/sci-fi de As Viagens de Gulliver/Terra de Gigantes vai tomar forma. Payne se preocupou em fazer com que os efeitos especiais fossem vistos como banais e simples, passando a ideia de que é possível acreditar em pessoas minúsculas. Há toda uma atenção aos detalhes para dar um ar crível, como o fato de que os pequenos humanos usam megafones para serem ouvidos pelos “gigantes”.

Tirando as implicações científicas sobre o processo de miniaturização de seres vivos o plot gira em torno da superpopulação e esgotamento de recursos da Terra, que muitos defendem como a realidade para a qual estamos caminhando: logo teremos mais gente do que o planeta pode suportar, levando a um período de caos e colapso econômico inevitável. Até Jogador Número Um trata disso.

A verdade é que a população humana não tem como crescer além de 11 bilhões, um número que atingiremos segundo estimativas apuradas somente em 2100. A chave é a expectativa de vida: em 1800 éramos apenas um bilhão, levamos 100 anos para dobrar esse número e 115 anos para inserir mais cinco bilhões, principalmente porque vivemos mais. A população mundial está envelhecendo com saúde e acesso a serviços e recursos, ao mesmo tempo que as famílias em geral hoje têm menos filhos que as de 50 anos atrás.

Como Hans Rosling demonstrou (com dados), daqui a 80 anos teremos mais pessoas na faixa etária entre 40 e 80 anos que hoje de modo que atingiremos uma população estável de 10 a 11 bilhões, que se renovará constantemente e não crescerá além disso. Em suma nosso futuro não será tão sombrio como muitos afirmam; no geral, o mundo está melhorando.


THINK Global School — Why the world population won’t exceed 11 billion | Hans Rosling | TGS.ORG

Ainda assim, a ideia de ter uma fonte de vodka e viver por muito tempo com um único bife é tentadora.

Downsizing tem estreia marcada nos Estados Unidos para o dia 22 de dezembro, batendo de frente com Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi e outros blockbusters de fim de ano; já no Brasil o filme chega só em 18 de janeiro de 2018, o que é um avanço e tanto vindo da Paramount.

relacionados


Comentários