Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro: Fotojornalismo em Casamento

Livro: Fotojornalismo em Casamento

14 anos atrás

A iPhoto Editora está colocando em pré-venda o livro Foto Jornalismo em Casamento do casal de fotógrafos Fernanda Marques e Reinaldo Martins, que já tinham lançado o DVD de vídeo aulas sobre a diagramação e montagem de álbuns de casamento. Sei que o tema pode fugir um pouco da temática central do Meio Bit, mas mesmo livros específicos trazem informações muito importantes sobre temas básicos da fotografia que, muitas vezes, não estão disponíveis de forma gratuita na internet. Além do mais, temos um grupo cada vez maior de fotógrafos que estão acompanhando nossos textos, então nada melhor do que ser democrático. O livro é dividido em uma parte teórica e outra prática que exemplificam todas as etapas do processo para o fotógrafo. Na parte teórica temos a discussão sobre a construção estética e a formação do olhar do fotógrafo na hora do clique. Independente do tipo de fotografia que se vai fazer, esses elementos são importantes e por conta disso já vale uma lida geral.

Outro ponto importante, que os autores já tinham ressaltado em seu DVD Diagramação de Álbuns de Casamento, é a questão do tratamento das imagens. Muito se falou da questão do uso do Photoshop e do Lightroom, além de uma pequena introdução ao Adobe Bridge, um aplicativo que na maioria das vezes é subutilizado. Porém, o foco principal do livro é realmente a questão do uso da linguagem do fotojornalismo nas cerimônias de casamento que, segundo os autores, pode ser definida como “retratar com arte um momento da exata maneira que ele ocorreu, sem interferência de luz, direção ou ação de qualquer forma do fotografo; é uma foto que fala, que passa a emoção do momento. É o registro da ação durante seu desenrolar”.

O livro se encontra em pré-venda no site da iPhoto Editora ao preço promocional de R$ 99,00. A data prevista de entrega é o dia 17 de novembro e quem comprar agora ganha o frete gratuito para qualquer lugar do Brasil.

fotojornalismo em casamento

relacionados


Comentários