Meio Bit » Arquivo » Games » Games como forma de estudo

Games como forma de estudo

14 anos e meio atrás

Quando pensamos em games, principalmente em FPSs, é normal que a primeira coisa que venha à mente é diversão, porém, um grupo de pesquisadores estão começando a enxergar neste tipo de jogo uma oportunidade de ensinar física e química aos estudantes. Como os jovens fazem parte da maioria dos jogadores que dedicam muitas horas aos games de tiro em primeira pessoa, sabe como é, “se não pode vencê-los, junte-se a eles.”

Usando o editor de mapas presente no jogo Unreal Tournament 2004, duas modificações foram criadas, o SolubilityFPS e o ChemlabFPS. No primeiro, o jogador é colocado em um armazém onde carrega duas armas, uma verde e uma vermelha. A verde consegue disparar projéteis de nitrato de bário, enquanto que a outra pode aumentar a temperatura. Como os monstros são o equivalente a água, cada disparo feito com uma das armas altera a curva de solubilidade, fazendo com que os jogadores também tenham que se defender dos tiros dos inimigos. O segundo mod faz com que os estudantes tenham que atirar em diversos monstros, cada um representando diferentes soluções. Conforme mata os inimigos, uma determinada quantidade de composto é adicionado a um vidro mostrado na tela e que gerará uma reação química específica.

Essas modificações foram criadas por dois estudantes e aqueles que tiveram contato com os games afirmaram ter gostado da experiência e que acreditam que o método pode ter efeito em outras pessoas.

dori_ut_08.10.09

[via Sci Tech Bits]

relacionados


Comentários