Meio Bit » Baú » Indústria » Oracle chama IBM para a briga, MySQL terá mais investimentos

Oracle chama IBM para a briga, MySQL terá mais investimentos

12/10/2009 às 16:43

Ricardo está em San Francisco, para a cobertura da Oracle OpenWorld 2009, a convite da Oracle

Ontem acompanhei a palestra de Larry Ellison, CEO da Oracle. O primeiro ponto interessante da apresentação de ontem foi a guerra declarada a IBM que não aceitou nada bem a rasteira levada pela Oracle na disputa pela compra da Sun. O interesse é que a Sun é uma daquelas empresas que cria e inova na área tecnológica, mas não conseguiu criar a ponte para realmente lucrar com isso.

A IBM tinha um enorme interesse na empresa e estavam em negociações avançadas quando houve uma disputa por alguns caraminguás por ação. A Oracle ofereceu os tais centavos que resultou em 7 bilhões de dólares e levou a empresa, furando o olho da big blue.

Depois disso, a IBM começou uma guerra de FUD, que os leitores bem conhecem: Fear, Uncertainty, Doubt, ou seja, medo, incerteza e dúvida.

Essa foi a impressão deixada pelo keynote speech do Scott McNealy (ex-CEO da Sun) e Larry Ellison, CEO da Oracle. Chamou pra briga mesmo e colocaram dinheiro nisso.

Foi feito um convite a todos para experimentar equipamentos da Sun com produtos Oracle e se o resultado dos benchmarks não for o dobro ou melhor, pagam 10 milhões de dólares.

Outro fato que chamou a atenção: a Microsoft não está sendo considerada nem mesmo um concorrente direto dos produtos-chefe da empresa e sim a IBM.

O MySQL receberá mais investimentos do que os feitos pela Sun para competir com o SQL Server e até ganhar algum dinheiro com isso ao longo do caminho. O povo do software livre pode respirar aliviado, mas não há como prever até onde vai a boca livre.

A Apple também foi citada como exemplo de integração entre software e hardware e esse é um dos objetivos da empresa: fazer algo semelhante para o mundo corporativo.

relacionados


Comentários