Meio Bit » Arquivos » Fotografia » Dropico e o dilema das fotos online

Dropico e o dilema das fotos online

09/10/2009 às 16:05

Ainda em beta fechado, o Dropico é o mais novo web service destinado ao manejo de fotografias digitais. Não pense que se trata de mais um concorrente do Flickr ou Picasa Web; na realidade, o Dropico propõe a união desses e outros serviços.

A proposta do Dropico é permitir o livre e facilitado trânsito de suas imagens através de vários serviços de fotos e redes sociais. Além dos dois citados acima, são suportados Facebook, MySpace, Bebo, Twitter e Photobucket. O “drop” do nome vem da maneira como o gerenciamento é feito, basicamente, no estilo arrastar e soltar (drag and drop).

No vídeo demonstrativo (abaixo), vários cenários são apresentados. O Dropico permite intercambiar fotos entre as redes sociais, salvar imagens de seus contatos, enviar imagens de seu PC e outros dispositivos diretamente para as redes, dentre outras coisas.

Para melhorar ainda mais a experiência de uso, o serviço contará com API pública, e uma barra de ferramentas para navegadores também está prevista.

À parte a utilidade (ou não) do Dropico, às vezes me pergunto o porquê de manter fotos iguais em vários locais. As redes sociais que (ainda) não se comunicam é um bom argumento, mas e no caso de Flickr e Photobucket, por exemplo? Cada serviço tem defeitos e vantagens, mas no final, o objetivo em todos eles é o mesmo: exibir fotos.

Já testei alguns serviços do gênero, atualmente “parei” no Flickr, e confesso não entender essa fragmentação de imagens por vários sites. O Dropico chega com a intenção de ajudar a galera que possui perfis em vários deles, e mais que isso, distribui e/ou faz mirror de imagens nesses sites.

Aqui, pelo menos, o máximo que faço é subir as melhores fotos para o Flickr, sendo a maioria privada, apenas para fins de backup e para mostrar a amigos e parentes. Algumas vão para a timeline pública, afinal, não têm nada demais, e nessa, meus contatos não tão próximos conseguem visualizar, facilmente, as fotos que tiro, todas centralizadas num só local. No orkut mantenho algumas poucas, e no Facebook, nenhuma.

Você usa álbuns de fotos online? Se sim, como gerencia? O Dropico lhe seria útil?

relacionados


Comentários