Meio Bit » Baú » Ciência » SpaceX vai lançar a nave espacial secreta da USAF dia 7 de setembro

SpaceX vai lançar a nave espacial secreta da USAF dia 7 de setembro

Elon Musk vai lançar mais uma nave espacial, dessa vez o X-37B da Força Aérea dos EUA. Como sempre será um lançamento misterioso, com a transmissão cortada logo antes do bicho entrar em órbita. A novidade é que a SpaceX conseguiu esse contrato suculento. Guerra é bom pros negócios.

25/08/2017 às 17:00

x37b

Elon Musk paga de pacifista mas quando o Seu Barriga vai cobrar o aluguel daquele hangar enorme onde ele estoca Falcon 9s usados, o pagamento é em dinheiro, e pouca gente tem bolsos mais fundos do que o pessoal da Defesa.

Por isso a SpaceX brigou muito, até na Justiça para morder uma fatia do bolo, e está dando certo. Para desespero da United Launch Aliance, que antes era um virtual monopólio e cobrava o que queria.

Depois de lançar satélites militares secretos, agora é a vez de a SpaceX lançar o X-37b, aquela mini-nave da Força-Aérea dos EUA que chegou a ficar praticamente dois anos em órbita, fazendo sabe-se lá o quê. Uns dizem que é espionagem, outros que são testes de tecnologias, mas o único fato concreto é que ela (ou elas, são duas) é a única nave realmente reutilizável em uso atualmente.

Sorry Elon, mas a Dragon só reutiliza o vaso de pressão, o casco interno da nave, todo o resto é trocado por peças novas. O X-37B só precisa de um lava-jato pra limpar a fuligem e está pronto pra outra.

O próximo lançamento do X-37B será de Cabo Canaveral, no dia 7 de setembro. Ele subirá na ponta de um Falcon 9 pela primeira vez, e todo mundo vai sair ganhando. A SpaceX, que poderá cobrar preço full pelo lançamento, e a Força Aérea, já que o preço full da SpaceX são US$ 62 milhões e a ULA cobrava US$ 109 milhões pelo mesmo serviço.

4-768x512

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários