Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Câmeras de filme estão morrendo

Câmeras de filme estão morrendo

14 anos atrás

Pelo menos no mercado consumidor americano essa é uma verdade. Uma pesquisa feita pela Ontela, empresa que fornece tecnologia referente ao gerenciamento e upload de imagens para as principais operadoras de telefonia nos Estados Unidos, garante que o número de consumidores que afirmam possuir uma câmera que usa filme fotográfico vem caindo rapidamente nos últimos anos. Eram 67% em 2007, caíram para 61% em 2008 e agora chegam a 48% em 2009. Embora possa parecer uma queda muito grande, podemos ver por outro lado esses números. Mesmo em plena era digital, quase metade dos consumidores do maior mercado do mundo ainda possuem uma câmera de filme. Nada mal.

Outro dado da pesquisa mostra que, no mesmo período, a quantidade de pessoas que possuem um celular com câmera cresceu de maneira bem expressiva. Em 2007 eram 70% dos entrevistados que afirmavam ter um celular com câmera. Em 2009 esse número subiu para 87%. Até ai tudo bem. Sem nenhuma novidade, afinal de contas o desenvolvimento da tecnologia levaria a isso mesmo. Mas, um terceiro dado da pesquisa é o que realmente preocupa. Embora tudo indique que as câmeras de celulares possam estar tomando o lugar das câmeras tradicionais de filme, um número gigantesco de usuários não conseguiram fazer o upload das fotos para seus computadores ou para um álbum na internet. As fotos acabam ficando apenas no aparelho telefônico. Em 2009, 61% dos usuários alegaram que não conseguiram retirar as fotos dos celulares para os computadores.

As razões para esse problema podem ser ligadas a incompatibilidades técnicas ou apenas incapacidade dos usuários em entender a tecnologia. Mas, isso influencia em nossa capacidade de manter nossa memória individual. O armazenamento e preservação de nossa memória familiar sempre foi uma de minhas grandes preocupações. Fico aflito quando os dados mostram que nossas imagens estão se tornando tão descartáveis com a facilidade da era digital.

Isso me lembra um comercial antigo da Kodak que mostra de maneira emocionante (pelo menos para mim) a importância de guardarmos e protegermos nossa memória.

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários