Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Criadores do CCD ganham Prêmio Nobel

Criadores do CCD ganham Prêmio Nobel

14 anos e meio atrás

Notícia bacana para quem curte tecnologia. A Real Academia Sueca de Ciências divulgou que o Prêmio Nobel de física desse ano vai ser dividido entre duas descobertas que tornaram a vida da humanidade, e com certeza dos leitores do Meio Bit, um pouco mais confortável. A primeira delas foi a criação da tecnologia de fibra ótica por Charles K. Kao. Essa pequena invenção possibilitou a circulação de informação pelo planeta a uma velocidade nunca sonhada antes e tornou a internet em banda larga uma ficção científica possível.

A outra metade do prêmio vai para Willard S. Boyle e George E. Smith que no longínquo ano de 1969 inventaram a primeira tecnologia viável de captura de imagem através de um sensor CCD (Charge Coupled Device). Utilizando as teorias de Albert Einstein sobre o efeito fotoelétrico, os dois cientistas provaram que a luz poderia ser capturada através de meios eletrônicos.

Nem precisamos dizer como isso revolucionou o mundo da fotografia e de outros setores, como a medicina, que necessitam da captura de imagens para desenvolver suas atividades. Charles K. Kao, Willard S. Boyle e George E. Smith vão dividir um prêmio de US$ 1,4 milhão.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários