Meio Bit » Arquivo » Games » Hellblade e o desafio de representar a psicose num jogo

Hellblade e o desafio de representar a psicose num jogo

Para tentar criar da melhor maneira possível uma protagonista que sofre de psicose, a Ninja Theory conversou com neurocientistas e o processo foi registrado num documentário que será lançado junto com o promissor Hellblade: Senua’s Sacrifice.

7 anos atrás

hellblade

Eu gosto muito dos jogos da Ninja Theory e isso não se deve tanto aos belos gráficos que costumam ter ou a jogabilidade sólida. Algo que aquilo que sempre me fascinou nos títulos do estúdio inglês é a atenção que eles dão à parte psicológica dos personagens, fazendo com que eles sejam muito mais plausíveis e profundos do que a maioria do que a indústria nos entrega.

Com o lançamento do Hellblade: Senua’s Sacrifice estando a menos de uma semana de acontecer, uma das minhas curiosidades é justamente em relação e este aspecto, se a protagonista seria tão forte quanto uma Nariko e tão interessante quanto uma Trip. Pois a perspectiva é das melhores.

No jogo acompanharemos a viagem de Senua pelo inferno dos vikings, onde a guerreira celta tentará salvar a alma do seu amor. Durante a aventura conheceremos o sofrimento da personagem com a psicose e por se tratar de uma tema tão complexo e delicado, o estúdio decidiu pedir ajuda a especialistas.

Isso aconteceu através de conversas com neurocientistas e pessoas que sofrem deste mal, para saberem como representar o assunto e tentando assim não cair no erro de criar estereótipos ou serem ofensivos com aqueles diagnosticados com a doença. O trabalho deles parece ter sido tão sério que o estúdio criou um documentário de 25 minutos falando sobre o processo e no trailer abaixo é possível termos uma noção do que receberemos.


Ninja Theory — Hellblade: Senua's Sacrifice | Senua's Psychosis Teaser | PS4 & PC

Intitulado Hellblade: Senua's Psychosis, o vídeo completo será disponibilizado junto com o jogo, que chegará ao PC e ao PlayStation 4 na próxima terça-feira (8).

Como sou um grande fã do estúdio, talvez seja desnecessário dizer o quanto estou aguardando esse lançamento, até por esta tentativa de criar uma heroína com problemas mentais e que pode gerar situações tão interessantes quanto angustiantes. Porém, se você ainda não se convenceu de que este pode ser um dos destaque do ano, talvez este vídeo com 10 minutos da jogabilidade consiga fazer isso.


IGN — 10 Minutes of New Hellblade: Senua's Sacrifice Gameplay

relacionados


Comentários