Meio Bit » Arquivo » Internet » Google leva comentários a todos os sites com Sidewiki

Google leva comentários a todos os sites com Sidewiki

14 anos e meio atrás

Ontem o Google colocou no ar o Sidewiki, um projeto que meio que habilita comentários em todo e qualquer site. Pode-se comentar praticamente tudo, desde detalhes de textos, passando por dicas de navegação, chegando até a comentários gerais sobre a relevância, utilidade e qualidade do endereço em questão. O vídeo de apresentação, divulgado no post-anúncio, exemplifica bem as possibilidades:

Por enquanto, o Sidewiki funciona através da Google Toolbar, o que significa que apenas Internet Explorer (6+) e Firefox (2+) participam da brincadeira. Após instalada a barra, um botão aparece nela; visite um site, clique nele, e um painel, na lateral esquerda, surge, com os comentários já enviados, e um campo para enviar seu próprio comentário.

Após testar a novidade, a impressão que dá é que o Sidewiki é uma espécie de “manual dos sites”. É possível deixar informações gerais, como áreas de abrangência, opinião sobre o conteúdo, dicas de navegação, bem como complementar o texto; basta selecionar uma parte dele, e clicar no botão do Sidewiki:

meio-bit-sidewiki-2009-09-24

É preciso ter uma Google Account para escrever, e há integração com outros serviços, como o Profiles e o Blogger. Dá, também, para mandar as edições para redes como Twitter e Facebook.

Na teoria, é tudo muito legal. Os problemas, porém, que provavelmente aparecerão em breve, são dois: vandalismo e popularidade. Um anula o outro, é verdade, mas é preciso ficar atento a ambos. O primeiro diz respeito ao mau uso da ferramenta. Já imaginou usuários acessando sites concorrentes e/ou de desafetos, e deixando mensagens pouco educadas na página? Existe um link para denunciar abusos, mas será que o retorno é rápido e eficiente? Duvido.

O outro, é a popularidade. O Sidewiki corre o risco de cair no esquecimento, como o Google Knol (alguém aí lembra?). A bola foi cantada por Gina Trapani, do Lifehacker:

gina-trapani-google-sidewiki

relacionados


Comentários