Meio Bit » Arquivo » Cultura » WhatsApp vai receber integração com o YouTube em breve

WhatsApp vai receber integração com o YouTube em breve

Versão beta do WhatsApp para iOS revela que app vai passar a executar vídeos do YouTube internamente, utilizando o recurso Picture-in-Picture.

7 anos atrás

youtube-whatsapp

O Facebook não está disposto a deixar que o WhatsApp perca terreno para o Telegram, que conta com uma série de recursos a mais que seu concorrente. Um deles é a possiblidade de assistir vídeos do YouTube dentro do app, sem a necessidade de sair do aplicativo; o WhatsApp só fornece o compartilhamento de link, que força o usuário a navegar entre os apps.

Só que isso está para mudar. A nova versão beta do WhatsApp para iOS trouxe uma série de novas funcionalidades escondidas e uma delas é a possibilidade de apreciar os vídeos do YouTube dentro do app, mas por enquanto de um modo um pouco diferente do convencional: através do recurso PiP (Picture-in-Picture), que convenhamos não é uma unanimidade entre os usuários mas é algo que o app do Google já suporta dentro de suas próprias paredes na versão mobile. Ainda assim, é bom lembra de que como se trata de uma versão de testes as coisas podem mudar até o lançamento.

O que temos então? O recurso PiP, introduzido no iOS 9 funciona apenas nos iPads (onde o WhatsApp não roda nativamente), mas o update foi liberado para os iPhones 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7 e 7 Plus, graças a suas telas mais avantajadas de 4,7 e 5,5 polegadas (nada do recurso no iPhone SE, portanto). Logo não é possível executar os vídeos do YouTube dentro do WhatsApp diretamente em um smartphone, mas alguns curiosos conseguiram testar a novidade e comprovar que ela funciona.

Vale mencionar que o Android não possui recurso de PiP por enquanto, ele será introduzido na atualização para o O nos próximos meses.


MeioBit — Como os vídeos do YouTube vão rodar no WhatsApp

Num primeiro momento o usuário poderá executar o vídeo em uma janela adicional ainda dentro do WhatsApp, movê-la ou redimensioná-la para acondicioná-la numa posição mais conveniente e não bloquear mensagens, executá-lo em tela cheia ou ainda deslizá-lo para a direita, liberando a totalidade da tela. No Telegram o vídeo é executado em uma janela que não pode ser manipulada além de expandida em Full Screen, mas de qualquer forma a implementação do YouTube no mensageiro instantâneo ainda vai de encontro com como outros vídeos são executados dentro dele.

De qualquer forma, não há previsão de quando essa novidade será introduzida oficialmente no WhatsApp; o mais provável é que ela chegue aos dispositivos móveis junto com as atualizações de Apple e Google para o iOS 11 e Android O, respectivamente.

Fonte: WABetaInfo.

relacionados


Comentários