Meio Bit » Baú » Games » Tapando o Sol com a peneira

Tapando o Sol com a peneira

23/09/2009 às 20:25

Tentando evitar maiores complicações, a Activision decidiu tirar das prateleiras alemãs todas as cópias do recém-lançado Wolfenstein. O motivo? Não, se engana quem acha que se trata da violência típica dos FPSs, o motivo foi o uso das temidas suásticas presente em vários pontos dos cenários da versão americana e que foram devidamente retirados no jogo alemão, porém, uma delas (veja a última foto) acabou sendo esquecida no jogo. O problema é que lá na terra do chucrutes, o uso da cruz gamada só é permitido desde que dentro de um contexto artístico ou histórico.

Se um jogo não pode conter suásticas, isso mostra que as pessoas realmente não consideram os videogames como obras de arte e como estamos falando de uma versão alternativa da segunda guerra, não vejo tanto problema no uso do símbolo, que diga-se de passagem não foi inventado por Hitler ou um de seus homens de confiança.

Veja bem, quero salientar que não estou fazendo nenhum tipo de apologia ao nazismo, muito menos a um dos seus principais símbolos, só acho que eliminá-lo dos videogames não servirá para frear a disseminação de sua ideologia abominável. Querem um exemplo? Quando a Nintendo licenciou o, coincidentemente, Wolfenstein 3D para o Super Nintendo, ela exigiu que todas as suásticas fossem removidas e no final das contas, será que a humanidade melhorou por causa disso?

dori_wolf_23.09.9

[via Kotaku]

relacionados


Comentários