Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Flickr - Conta Pro é um bom investimento

Flickr - Conta Pro é um bom investimento

14 anos e meio atrás

Quando adentrei o mundo da fotografia digital e comecei a me familiarizar com os pixels e outros termos inerentes a tecnologia, uma das primeiras coisas que tentei montar foi uma galeria virtual. Passei por vários serviços gratuitos e o caminho era sempre o mesmo: abandono total depois de algumas fotos postadas. As interfaces eram estranhas, a usabilidade um lixo e as limitações dos serviços gratuitos eram irritantes. Para quem morava no Brasil era quase impossível conseguir uma conta paga (bem, pelo menos eu não tinha um cartão de credito internacional). Por essas razões acabei desistindo dessas formas de armazenamento de imagem e esquecendo que um dia tentei usá-las.

Mas, com minha entrada no mundo dos blogs, e com o desenvolvimento de novas ferramentas de exibição e armazenamento de imagens, acabei me afeiçoando ao Picasa e ao Flickr. Gostei do Picasa pelo fato de possuir um grande espaço de armazenamento gratuito, e ao Flickr por ser leve e ter uma interface bacana. Porém, o que mais prezo mesmo é o Flickr justamente por ser uma galeria onde coloco só fotos selecionadas. As melhores representantes de um grupo de imagens ou ensaio. Mas, o inevitável aconteceu. Atingi o número máximo de imagens da conta gratuita (200 fotos) e tinha como opção pagar pela conta Pro ou simplesmente ter as primeiras fotos armazenadas apagadas para dar lugar as mais recentes.

Como não gosto de apagar nada e já estava entrando em processo de abstinência por não postar fotos, decidi gastar uma graninha para dar o upgrade no serviço. E não poderia estar mais contente. Fora o fato de ainda ser encarado como um reduto de verdadeiros fotógrafos (miguxos usam o orkut para mostrar suas obras de arte), o serviço é confiável e nos dá a oportunidade de montar redes de relacionamento com outros fotógrafos. Mas, o que muda com o Flickr Pro?? Bem, a primeira mudança é em relação ao armazenamento de imagens e vídeos que passa para um número ilimitado (e isso é o que realmente importa). A segunda mudança positiva é que você não é mais obrigado a ver propagandas em seu painel de controle. Embora não fossem irritantes, o painel fica com uma visão mais limpa sem as propagandas. Porém, a grande sacada da versão paga é o completo sistema de estatísticas de sua conta.

Entre os dados disponíveis, é possível saber a totalidade de visitas durante o dia, as galerias mais visitadas e um ranking de fotos mais vistas durante o dia. Como todo bom blog, o Flickr também avisa os links de entrada para sua galeria. Interessante notar como o Google trás visitantes para nossos álbuns. As estatísticas oferecem um total controle sobre o tipo de foto que mais faz sucesso em sua galeria (que no meu caso são os ensaios femininos. Por que será?). Do ponto de vista profissional e artístico são possibilidades incríveis. Só lembrando que o Flickr não apaga as fotos que somem por conta do excesso de imagens. Assim que a conta Pro começa a vigorar essas fotos voltam para sua galeria.

Para quem se interessou a conta Pro do Flickr custa R$45,90 por ano (um investimento relativamente baixo) e pode ser paga com boleto bancário ou cartão de crédito.

flickr pro

relacionados


Comentários