Meio Bit » Arquivo » Games » Moirai, o interessante jogo indie destruído por hackers

Moirai, o interessante jogo indie destruído por hackers

Funcionando como um belo experimento social, onde os jogadores interagiam entre si sem nem saber ao certo que isso estava acontecendo, o Moirai tinha um conceito bacana, mas hackers trataram de acabar com a brincadeira.

7 anos atrás

Há pouco mais de três anos Chris Johnson, Brad Barrett e John Oestmann lançaram no Steam um jogo experimental que rapidamente ganhou a atenção de algumas pessoas. Batizado como Moirai, o game adotava um conceito simples, porém muito interessante, que era entregar uma experiência multiplayer, mas disfarçada como um jogo para apenas uma pessoa.

Funcionava mais ou menos assim: no jogo nossa missão seria procurar por uma pessoa em uma pequena vila. Em determinado momento encontraríamos alguém coberto de sangue saindo de uma caverna e ao conversarmos com ele, nos seria dado seu nome e respostas para algumas perguntas que o faríamos. Caberia então ao jogador decidir se pouparia ou não a vida daquele personagem, para então entrarmos no lugar e depois de descobrirmos o que aconteceu por lá, sairmos cobertos de sangue.

Pois é aí que entra a grande sacada do Moirai. A partir deste momento seríamos nós a digitar tais respostas, com o jogo chegando ao fim e cabendo à próxima pessoa decidir se deveríamos viver ou morrer. Para deixar tudo ainda mais interessante, algum tempo depois receberíamos um email dizendo qual decisão o outro jogador tomou, transformando o game num belo experimento social.

Distribuído gratuitamente, o título ganhou um status cult com o passar do tempo, mas recentemente os seus criadores divulgaram a informação de que, devido a imbecilidade de alguns, o Moirai infelizmente deixou de funcionar. A explicação dada por eles para isso foi a seguinte:

Desde o lançamento no Steam o nosso banco de dados recebeu diversos ataques. Trabalhamos duro (e as vezes com o suporte de membros da comunidade) para atualizar nosso sistema para um estado mais gerenciável e minimizar a probabilidade de ataques. Contudo, recentemente nosso banco de dados esteve sob seguidos ataques que arruinaram a experiência para alguns jogadores, resultando em termos que tirá-lo do ar. É importante que saibam que nenhum dado de emails foi comprometido nesse ataque. No entanto, essa vulnerabilidade significa que estamos sujeitos a futuros ataques. Não somos um estúdio grande e não temos recursos para prevenir corretamente esses ataques, então removeremos o jogo da loja.

Apesar de por enquanto o Moirai continuar disponível no Steam, caso você tente jogá-lo ficará preso na tela de abertura, o que em outras palavras significa que ele não poderá ser jogado. A esperança no momento é para que os responsáveis pelo game voltem atrás na decisão, mas isso parece improvável e graças a estupidez de alguns um número maior de pessoas serão impedidas de conhecer uma ideia tão bacana.

Fonte: Waypoint.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários