Meio Bit » Arquivo » Games » Star Fox 2, o jogo que nunca foi lançado

Star Fox 2, o jogo que nunca foi lançado

O Star Fox 2 que aparecerá no SNES Classic é um dos cancelamentos mais lamentados de todos os tempos, mas você sabe porque a Nintendo tomou a decisão de não lançar o jogo na época?

7 anos atrás

star-fox-2

Depois do enorme sucesso alcançado pelo NES Classic e dos muitos rumores sobre o lançamento de um sucessor, não dá para dizer que o anúncio do Super NESzinho foi uma surpresa. Porém, a Nintendo tinha uma carta guardada na manga e o seu nome era Star Fox 2.

Muitos talvez nem saibam disso, mas o jogo que esteve em produção para o SNES nunca chegou a ser lançado, tendo se tornando um dos projetos cancelados pela BigN que os fãs mais lamentaram e ao incluí-lo no pacote que acompanhará esta nova versão do seu lendário console, a empresa japonesa fará a alegria de muita gente. Mas você sabe porque o título nunca chegou às lojas?

Pois para chegarmos a esta resposta, antes precisamos falar um pouco sobre o desenvolvimento do Star Fox 2. Tudo começou logo após o lançamento do primeiro jogo, quando a Argonaut Software uniu-se à divisão americana da Nintendo para criar uma continuação. A ideia era fazer com que a equipe de Fox McCloud enfrentasse novamente as forças de Andross. No jogo controlaríamos duas naves que poderiam viajar pelo espaço, com o jogador tendo ainda que defender o planeta Corneria dos ataques inimigos. Existiria inclusive uma porcentagem que mostraria o quanto o lugar ainda poderia aguentar, mudanças significativas em relação ao antecessor.

Durante muito tempo tudo correu bem, com a Nintendo inclusive tendo mostrado o jogo na CES de 1995. Os fãs estavam empolgados com as imagens que as revistas da época estampavam, mas para a surpresa geral, pouco depois a produção foi cancelada e somente vários anos depois tivemos acesso a uma ROM inacabada.

Pois de acordo com Dylan Cuthbert, um ex-funcionário da Argonaut, mesmo com 95% do título estando pronto, o que levou a Nintendo a tomar tal decisão foi o medo de colocar o jogo lado a lado com títulos para outros consoles que já mostravam uma qualidade visual em 3D muito superior a o que o Super Nintendo conseguia entregar.

Era verão de 1995 e o PlayStation e o Saturn de repente estavam se saindo muito bem no Japão,” afirmou o game designer. “Acho que isso pegou a Nintendo despreparada. A decisão foi tomada porque eles não queriam o 3D da velha geração enfrentando o 3D muito melhor da próxima geração. A rivalidade entre a Sony e a Nintendo era muito fresca e forte na época, por causa do problema com o SNES CD-ROM.

Isso fez então com que a Nintendo passasse a investir na criação de um Star Fox para o Nintendo 64, jogo que acabou sendo lançado em 1997 e que como a empresa desejava, possuía uma qualidade visual capaz de bater de frente com aquilo que víamos nos concorrentes, principalmente o PlayStation.

O curioso é que o próprio Dylan Cuthbert se disse tão surpreso quanto nós com o anúncio de que o SNES Classic trará uma cópia do Star Fox 2, inclusive tendo elogiado a Nintendo por ter mantido os códigos de um jogo tão antigo. Eu só fico imaginando a alegria desse pessoal que trabalhou na criação do game.

Agora é esperar até o dia 29 de setembro para termos a oportunidade de jogarmos o game de forma oficial. Quer dizer, desde que tenhamos a sorte de sermos uma das pessoas que conseguirão colocar as mãos neste “novo” Super Nintendo.


SaikyoMog — Star Fox 2 Video Walkthrough

Fonte: Nintendo Life.

relacionados


Comentários