Meio Bit » Arquivo » Games » Square Enix elogia Denuvo por lhe ajudar a vender jogos

Square Enix elogia Denuvo por lhe ajudar a vender jogos

Mesmo com o Denuvo sendo tão odiado pelos gamers, a Square Enix teria saído em defesa do sistema de DRM e até dito que foi por causa dele que o NieR: Automata vendeu bem.

7 anos atrás

Nos últimos anos vimos diversas editoras fugindo da polêmica relacionada a pirataria. Mesmo com boa parte delas fazendo o possível para evitar que seus jogos sejam distribuídos gratuitamente sem o seu consentimento, tornou-se difícil ver tais empresas defendendo sistemas de DRM, ainda mais se for um tão odiado quanto o Denuvo.

Pois se olharmos a página da trava, veremos que existe um trecho onde três companhias dão seus depoimentos sobre o Denuvo: a Crytek, a id Software e a Square Enix. Até aí tudo bem, seria apenas uma maneira dos criadores do DRM (eles preferem o termo Anti-Tamper, mas enfim…) divulgarem seu produto e embora o trio tenha elogiado o serviço que lhes foi prestado, a empolgação na declaração da Square está chamando a atenção. Veja:

Obrigado pelo incrível serviço que sua equipe entregou — é ótimo ter um parceiro como vocês! Graças a vocês que pessoas tiveram que comprar o jogo [NieR: Automata].

Talvez não devêssemos levar a frase tão a sério, mas dizer que tivemos que comprar um jogo por causa da Denuvo? Primeiro que foi-se o tempo em que o Denuvo era visto como um sistema de DRM praticamente inquebrável, com jogos como o Resident Evil 7 tendo resistido por menos de uma semana. Mas o que realmente me incomoda é a maneira como essa afirmação chega a menosprezar a qualidade do próprio game, já que deveria ser ela que deveria nos incentivar a comprá-lo.

Além disso, chega a ser ridículo a id Software sugerindo que graças ao Denuvo o DOOM teve o melhor desempenho comercial da empresa, quando na verdade eu sempre acreditei que isso tivesse acontecido por se tratar de um ótimo jogo. E mais, não esqueçamos que algum tempo depois o DRM foi removido do game.

Como tais defesas não deverão ser bem vistas por boa parte dos jogadores, mesmo porque muitos deles dizem que não comprarão um jogo até que a obra deixe de usar o Denuvo, não ficarei surpreso se em breve as assessorias de tais empresas negarem tais declarações ou no mínimo disseram que foram replicadas fora do contexto.

Que fique claro apenas que não sou contra uma empresa tentar defender sua criação, mas neste caso acho que o pessoal da Crytek, da id Software e da Square Enix colocaram a mão num vespeiro, com a suposta atitude tendo potencial para lhes dar muito mais dores de cabeça do que lhes trazer benefícios.

Fonte: Dark Side of Gaming.

relacionados


Comentários