Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Criador do Gran Turismo está insatisfeito com a realidade virtual

Criador do Gran Turismo está insatisfeito com a realidade virtual

Mesmo trabalhando em uma adaptação do Gran Turismo Sport para o PlayStation VR, Kazunori Yamauchi mostrou desapontamento em relação ao HMD do PS4.

7 anos atrás

Se para justificar a ausência de indies na conferência da Sony na E3 um alto executivo da empresa disse que o foco deles está na realidade virtual, pelo jeito nem todos dentro da companhia estão com toda essa empolgação em relação a tecnologia.

Com o Gran Turismo Sport sendo apontado como um dos principais títulos a receberem suporte ao PlayStation VR, era de se esperar que Kazunori Yamauchi saísse em defesa do HMD para o PS4, mas foi exatamente o contrário que ele fez em uma entrevista recente.

O primeiro head-mounted display foi criado antes de eu nascer, por volta de 1962. Tenho esperado por mais de 50 anos. Depois de todo esse tempo, esperava que fosse algo mais incrível do que temos hoje em dia. Mas fizemos o melhor que podíamos com o que temos disponível,” disse o criador do Gran Turismo, mencionando ainda como este cenário pode mudar. “Quando tivermos 8K duplos, será muito bonito. 8K duplo e uma taxa de cerca de 200 Hz. Talvez daqui a outros 50 anos?

Pois este é justamente o maior problema em relação a realidade virtual: a necessidade do aparelho ter que gerar duas vezes a mesma imagem e quando tivermos um equipamento capaz de produzir algo com a resolução mencionada por Yamauchi, imagina o que ele fará em apenas uma televisão? É uma corrida sem fim e a menos que indústria encontre uma solução para isso, acho que sempre parecerá que a qualidade da RV é inferior.

Outro ponto abordado pelo game designer diz respeito ao enjoo quando jogarmos o Gran Turismo Sport usando o PlayStation VR. Segundo ele, se a pessoa dirigir com cuidado, permanecendo na pista e mantendo o carro sob controle, não ficará enjoada. Porém, caso ela saia da pista ou rode, haverá enjoo, algo que aconteceria na vida real e que eles não seriam capazes de evitar.

O que posso dizer em relação ao PlayStation VR é que o pouco que o testei realmente me incomodou a queda brusca na qualidade da imagem se comparado com o que o videogame nos entrega de forma “normal”. Eu concordo que a imersão proporcionada pelo HMD pode compensar esse problema, mas considero a crítica de Yamauchi totalmente válida e se isso é algo que incomoda alguém com tanto conhecimento e há tanto tempo na Sony, imagino que devamos lhe dar atenção. Só torçamos para que esse problema não faça com que o Gran Turismo Sport seja adiado por digamos,  uns 50 anos.

Fonte: VR Board I/O.

relacionados


Comentários