Meio Bit » Baú » Internet » Facebook ganha novidades que o aproxima do Twitter

Facebook ganha novidades que o aproxima do Twitter

15/09/2009 às 12:45

Embora seja classificados como serviços diferentes (rede social e microblog), a batalha do momento na Internet é travada entre Facebook e Twitter. Os dois serviços crescem em bom ritmo, e disputam, usuário por usuário, a predominância no ambiente web. É difícil dizer quem está em vantagem; ora o Twitter se sobressai n’algum dado, ora é a vez do Facebook.

Não se sabe se para equilibrar a disputa, trazê-la para um plano mais equitativo, ou mesmo por pura coincidência, mas as últimas ações do Facebook aproximam-no muito do Twitter. O Facebook Lite, cujo rumor ecoava forte já havia algum tempo, finalmente foi liberado nos Estados Unidos, e ao experimentar o serviço, a comparação com o Twitter torna-se inevitável. Temos apenas a timeline dos contatos, links rápidos para a publicação de mensagens, fotos e vídeos, sugestões de contatos e um anúncio na barra lateral. No topo, acesso ao perfil, eventos e caixa de entrada. E só.

Facebook Home - Google Chrome (3)

A página evidentemente carrega com mais rapidez, e deixa em evidência o que mais aproxima Facebook do Twitter: atualizações de status.

Para utilizar o Facebook Lite, é preciso, antes de tudo, alterar o idioma do serviço para o inglês americano. Para tal, clique em Configurações, depois em Idioma, e lá escolha English (US).

Mais recente, e, agora sim, algo “inspirado” diretamente no Twitter, temos as menções a contatos, que também valem para fãs e páginas. Trata-se da boa e velha arroba (@), utilizada para indicar amigos, tal qual no serviço de microblog. O sistema conta com recurso de auto-completar, e ao enviar alguma mensagem com citações, os contats/fãs/páginas a receberá em seus murais, e poderão, eles mesmos, removerem a marcação.

arroba

A tendência é que, cada vez mais, os serviços se aproximem. O Facebook leva ligeira vantagem nessa disputa, pois além da pegada microblog/lifestream, possui uma rede social deveras bem sucedida por trás.

Fonte: Mashable (2).

relacionados


Comentários