Meio Bit » Baú » Software » Análise do livro: "Desenvolvimento de Aplicações Android"

Análise do livro: "Desenvolvimento de Aplicações Android"

15/09/2009 às 2:30

É curioso como o tempo escapa entre nossos dedos… por mais que tentemos, nunca dá para fazer todas as coisas interessantes que queremos. Uma das minhas “vontades” era estudar o “Android”, da Google. Com um enorme “hype” e uma comunidade não menos numerosa, o ambinete parece muito interessante, além de ser um ótimo assunto em mesas de bar (geeks, é claro) quando seus defensores batem de frente com a turma do Symbian/Qt. capa_android

Como tudo na vida depende de um empurrãozinho, a Editora Novatec lançou no Brasil a versão traduzida do livro “Android Application Development” originalmente impresso pela O’Reilly (ISBN 9788575222034, R$ 83,00, 376 páginas). Seus autores (Rick Rogers, John Lombardo, Zigurd Mednieks e Blake Meike) têm vasta experiência em GNU/Linux® e sistemas embarcados, o que é visível por toda a obra.

No entanto, não é um tomo para “iniciantes completos”. Experiência em Java e conhecimentos de XML, SQL, XMPP, OpenGL e, claro, o protocolo HTTP são pré-requisitos. Se a sopa de letrinhas não intimida, então o deleite é certo: quinze capítulos, cobrindo desde a configuração do ambiente de desenvolvimento (Eclipse), passando por técnicas de depuração, indo até a criação de gráficos 2D/3D, comunicação interprocessos e, claro, como obter informações sobre os serviços de telefonia.

A tradução é bem cuidada, mas na página XV há um pequeno erro: o endereço da obra, no site da Novatec é http://novatec.com.br/livros/android (e não “androidora”. Tomara que o pessoal do site crie um “link”), mas nada que tire o brilho da obra. É realmente uma aquisição que vale a pena para os desenvolvedores de aplicações “mobile”.

Infelizmente, meu estudo da plataforma será postergado, mais uma vez… o exemplar cedido pela editora será, como sempre, sorteado entre os leitores. Basta ter mais de 64 tibs e/ou uma conta aqui no Meio Bit há mais de um ano e deixar um único comentário dizendo que quer receber o livro. Comentários duplicados causarão, além da desclassificação, perda de tibs. O sorteio será na quinta-feira. Boa sorte, pessoal!

relacionados


Comentários