Meio Bit » Arquivos » Demais assuntos » Processando... ar?

Processando... ar?

14/09/2009 às 14:38

Se você é fã de ficção científica, certamente conhece a “vertente” chamada “Steampunk”: futuros (ou passados) alternativos, onde os computadores (e máquinas em geral) funcionam movidos a vapor. A coisa é mais complexa que essa descrição, claro… recomendo “The Difference Engine”, muito bom!

Mas, voltando ao assunto: processadores funcionando a vapor são quase tão implausíveis quanto sistemas positrônicos-biológicos. Implausíveis, até que alguém os construa, claro…

steampunkLaptop

Foi mais ou menos isso que fizeram Minsoung Rhee and Mark Burns, da Universidade de Michigan: um complexo sistema de válvulas pneumáticas, implementadas de forma que a falta de pressão sinaliza “0” e, ao contrário, a presença dela, sinaliza “1”. Pronto: álgebra booleana com ar! Os engenheiros criaram desde portas lógicas até “shift registers”, colocaram tudo junto de forma a terem um microprocessador de 8 bits completamente funcional.

Esses sim merecem o prêmio “Geek do ano”!

Se, no “mundo real” isso parece uma mera curiosidade científica, Burns e Rhee acreditam que sua invenção tem potencial para revolucionar a forma como processamos testes de doenças e DNA, por exemplo.

A pergunta que não quer calar: para aumentar a velocidade basta trocar o compressor?

PS: A foto é, claro, meramente ilustrativa...

[via Newscientist, foto: Steampunkblog]

relacionados


Comentários