Meio Bit » Arquivo » Games » E3 2017 — Xbox One será retrocompatível com jogos do 1º Xbox

E3 2017 — Xbox One será retrocompatível com jogos do 1º Xbox

Microsoft faz a alegria daqueles que possuem um Xbox One ao anunciar que o console será compatível com alguns jogos do primeiro videogame da empresa. A expectativa agora é para saber quais.

7 anos atrás

crimson-skies

Quando a Microsoft anunciou que o Xbox One seria retrocompatível com o seu antecessor, eu devo ter sido uma das poucas pessoas que ficou reticente quanto a novidade. Por ser alguém que sempre defenderá a manutenção da história dos games, é óbvio que achava (e continuo achando) o recurso muito interessante e útil, mas a maneira como a fabricante o tratou no Xbox 360 me deixou desconfiado.

O problema é que como cada jogo deveria ser adaptado individualmente, meu temor era de que a retrocompatibilidade no Xbox One seria apenas uma forma de publicidade, algo para agradar algumas pessoas e que logo seria abandonado, assim como aconteceu com o Xbox 360 e em relação aos jogos do primeiro console da Microsoft. Por sorte eu estava errado.

Aos poucos vários títulos apareceram no Xbox One, incluindo aí muitos dos que figuraram entre os mais pedidos pelos jogadores, como o Call of Duty: Black Ops II e o Red Dead Redemption, e com a Gigante de Redmond afirmando que um número bastante significativo de pessoas já utilizaram o videogame para jogar títulos lançados na geração passada. Porém, ainda faltava uma coisa.

Há bastante tempo executivos da Microsoft vinham falando sobre a possibilidade de um dia o Xbox One rodar jogos do primeiro Xbox, algo que não estava nas prioridades, mas que era estudado. Pois isso finalmente acontecerá. A notícia foi dada por Phil Spencer durante a conferência da empresa na E3 deste ano e embora maiores detalhes não tenham sido revelados, sem dúvida é algo que devemos comemorar.

Durante a apresentação, o chefe da divisão Xbox mencionou apenas o Crimson Skies: Road to Revenge, dizendo que os jogos que se tornarem compatíveis deverão parecer ainda melhores no Xbox One e que muitos outros deverão receber o mesmo tratamento. Logo depois Abert Penello foi ao Twitter dizer que os discos dos games funcionarão no irmão mais novo, com a licença digital sendo registrada em nossas contas.

Por se tratar de uma plataforma que nos deu excelente jogos como Panzer Dragoon Orta, Ninja Gaiden, Jade Empire, Star Wars: Knights of the Old Republic e RalliSport Challenge 2, será muito bom se pudermos aproveitá-los novamente, ainda mais se a Microsoft dedicar à plataforma a mesma atenção que dedicou ao seu sucessor quando se trata da retrocompatibilidade.

O melhor de tudo é saber que os jogos que forem adicionados à lista de compatíveis poderão ser aproveitados gratuitamente e como ainda possuo os discos de vários deles por aqui, de repente passei a sentir uma vontade maior de ter um Xbox One, de preferência o novo poderoso modelo.

Ps: aproveitando a oportunidade, a Hyperkin anunciou (PDF) que no final deste ano passará a vender uma versão do Duke — aquele imenso e criticado controle do primeiro Xbox — que funcionará tanto no Xbox One quanto no PC. Produzido através de uma parceria com a Microsoft, que deus tenha misericórdia daqueles que comprarem esse trambolho.


Hyperkin GamesInc — The Big Guy's Back: The Duke for Xbox One and Windows 10 PCs

relacionados


Comentários