Meio Bit » Arquivo » Indústria » Games - Como detectar análises ou reviews tendenciosos demais?

Games - Como detectar análises ou reviews tendenciosos demais?

14 anos e meio atrás

Antes de comprar um jogo novo, normalmente procura-se informações sobre o mesmo. Vídeos, análises de revistas e websites, fotos, mais vídeos e talvez um demo. Normalmente confia-se nas publicações para ter uma ideia do que esperar do game. O problema é que nem sempre as notas refletem a realidade e são apenas mais uma peça de marketing e publicidade para aumentar as vendas.

O publisher é ao mesmo tempo o anunciante e avaliado. Precisa vender aquele título AAA que custou milhões de dólares para ser produzido e notas baixas podem resultar em prejuízos gigantescos. Um jogo ruim pode vender bem até que a massa crítica de jogadores comece a revelar que o jogo não é tão bom assim.

E existe uma maneira simples para detectar discrepância entre a nota de avaliação de publicações e o que o público consumidor realmente acha.

O que há de errado na imagem abaixo?

08-09-2009 10-39-48

Então a crítica avaliou com uma média de 90, mas 1801 pessoas discordaram. Como calcular a discrepância entre essas notas?

clip_image002

Essa fórmula ajuda a calcular a discrepância D, em relação a Nota de Review (NR) e a Nota de Gamer (NG), de forma percentual. O módulo existe porque você quer apenas saber a diferença, não importa se para mais ou para menos. É importante também colocar as notas em uma mesma proporção. Eu nunca entendi porque o metascore é dado em escala de 0-100 e o User Score em 0-10. Não importa qual você irá usar, apenas mantenha as notas na mesma proporção.

Uma discrepância inferior a 10% pode ser considerada baixa. Acima disso, pode começar a desconfiar.

No caso do Empire Total War para PC, o cálculo ficaria assim (multipliquei 6.7 por 10 primeiro):

clip_image002[15]

O resultado é D = 25,55%, ou seja, a diferença entre o que foi avaliado pelos websites especializados e os usuários do Metacritic está bem acima do nível de tolerância, então, há problemas. Não estou dizendo que o jogo é ruim, nem mesmo avaliando o mesmo, apenas apontando que há algo errado alí. Não é científico, nem mesmo confiável, já que os dados podem ser imprecisos também.

Vamos olhar agora outro jogo, o Neverwinter Nights 2:

08-09-2009 11-02-05

Não é preciso ser um gênio matemático para ver que há algo errado com essa diferença de notas. É um ótimo título, mas na época, a performance dele era péssima sem gráficos que justificassem. O problema é que ele foi assolado por bugs e ainda precisava de pelo menos mais uns 6 meses de desenvolvimento. As notas vieram e como podemos ver, há uma enorme diferença entre a média dos websites especializados e o público. Nesse caso, a discrepância D ficou em 36,58%.

08-09-2009 11-13-38

Nesse caso, a discrepância entre as duas notas ficou em 8,14% a favor do jogo, mas dentro da margem.

Lembre-se que o cálculo é apenas tão bom quanto a qualidade dos dados. De qualquer forma, agora você pode converter sua desconfiança em números.

relacionados


Comentários