Meio Bit » Arquivo » Internet » j.mp: porque bit.ly é muito grande

j.mp: porque bit.ly é muito grande

14 anos e meio atrás

Já vimos que o Bit.ly está num nível invejável na árdua disputa dos encurtadores de URLs. O serviço continua crescendo, e tapa “buracos”, falhas conceituais, na medida do possível. A atenção para com os detalhes é tão grande que a última novidade é, nada mais, nada menos, que um novo nome.

Explicando: Bit.ly é um domínio de seis caracteres. Em se tratando de encurtadores de URLs, quanto menos caracteres, melhor, já que com a limitação deles imposta por alguns serviços (Twitter, estou olhando para você), cada letrinha salva tem lá sua importância. Dessa maneira, embora o Bit.ly dê uma surra na maioria dos encurtadores em vários aspectos, no quesito domínio ele perde para competidores como tr.im, is.gd e tinyarro.ws.

jmp_logo Ou melhor, perdia. Recentemente, foi anunciado o lançamento do j.mp, domínio de quatro caracteres que pode ser classificado como um mirror do Bit.ly. O sistema é o mesmo, o próprio site é o mesmo, e as URLs geradas, salvo o domínio, são as mesmas. Isso significa que uma URL curta gerada no Bit.ly também funciona no j.mp; basta trocar o domínio. Ambas cairão no mesmo local, e com dois caracteres a menos! Faça o teste:

No Twitter, o Bit.ly continua sendo o encurtador padrão. Pelo visto, o j.mp pretende ser uma saída para quem realmente precisa ou prefere um encurtador mais… curto.

Fonte: Download Squad.

relacionados


Comentários