Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Câmeras reflex sem espelho - uma tendência

Câmeras reflex sem espelho - uma tendência

14 anos e meio atrás

Estava demorando para os outros fabricantes de câmeras fotográficas entrarem nessa barca. Depois de Olympus e Panasonic terem desenvolvido o seu sistema micro-quatro-terços de câmeras com lentes intercambiáveis, agora é vez de Samsung e Sony também anunciarem seus projetos. Claro que não podemos chamar essas câmeras de Reflex, justamente porque a característica principal delas é não possuir o espelho e view finder ótico, mas enquanto não criamos um nome específico para essa categoria, podemos nos referir a esses equipamentos como reflex sem espelho.

A Samsung vai colocar no mercado a sua série NX (as câmeras reflex da empresa são as GX) que consiste em câmeras sem espelho, muito parecidas com as fabricadas no sistema micro-quatro-terços, mas a diferença está no fato delas serem equipadas com um sensor APS-C. Outros boatos ainda não confirmados dão conta que as lentes serão equipadas com estabilizador de imagem e as câmeras terão conectividade através de Wifi e Bluetooth. Isso não seria complicado para a empresa, pois algumas de suas compactas já possuem esse tipo de conexão.

Indo na mesma linha, a Sony não quis ficar para trás e já anunciou que está trabalhando em seu próprio sistema de câmeras com lentes intercambiáveis e sem espelho. As indicações são que eles vão optar também pelos sensores APS-C, mas segundo Ichiro Takagi, um dos diretores da Sony, eles vão fazer muito melhor. Mas, não esperemos algo da Sony tão logo, pois a empresa está muito empenhada na divulgação e desenvolvimento de seu novo sensor Exmor R. Só lembrando que a Sony, antes de comprar a Minolta e efetivamente lançar sua primeira câmera reflex, já teve uma experiência com câmera compacta equipada com o sensor APS-C. A Cybershot R1 era equipada com o mesmo sensor da Nikon D2X, em versão menor. Só que tinha uma lente fixa.

O principal pensamento no desenvolvimento desse tipo de câmera era que elas seriam compactas, mais leves e manteriam a mesma qualidade de imagem. Creio que esses novos projetos estão desvirtuando um pouco essa qualidade. Se forem câmeras do mesmo tamanho, não vejo a vantagem nenhuma em pagar caro por elas.

samsung_nx 

Fonte: Photography Blog, Foto Actualidad

relacionados


Comentários