Meio Bit » Baú » Fotografia » Fotografia de Natureza - um desafio

Fotografia de Natureza - um desafio

05/09/2009 às 23:24

Essa semana fui convidado para dar um curso sobre Fotografia de Natureza no evento VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental que aconteceu na cidade de Avaré, no interior de São Paulo. Além da questão da fotografia, também precisava tratar sobre o uso dessa ferramenta na Educação Ambiental já que todo o público do evento era composto por educadores da rede pública de ensino e outras entidades que também trabalham com o meio ambiente.

Natureza é um dos temas fotográficos mais gratificantes que podemos encontrar, porém existem alguns pré-requisitos importantíssimos. O primeiro é realmente se sensibilizar com o tema. Impossível fotografar animais e plantas se você não achar bonito e respeitar o objeto a ser registrado. No fundo, podemos encarar a fotografia como ferramenta para propagar a conservação do meio ambiente ou para denunciar impactos negativos e abusos. Para fotografar bem natureza é necessário uma câmera com distâncias focais variáveis (uma grande angular confortável e uma tele objetiva poderosa), um tripé ou monopé e, principalmente, paciência. Dentro do elenco de possibilidades na natureza, podemos escolher entre fotografar paisagens, flores, animais ou trabalhar apenas com fotografia macro.

Infelizmente, não é qualquer câmera que vai conseguir cobrir todas essas possibilidades. No caso das câmeras reflex, um jogo de 4 lentes, no mínimo, é necessário. No caso das compactas, as mais indicadas são as ultrazoons. Os tripés são necessários para se trabalhar com grandes distâncias focais e para a fotografia macro. Quanto mais pesado, melhor vai ser a estabilidade do acessório. Já o monopé garante estabilidade na imagem e a possibilidade de deslocamento rápido. A paciência é um ponto importante. Animais selvagens não se aproximam facilmente das pessoas. A melhor opção é montar base em um local e aguardar que os animais se acostumem com sua presença. A roupa se mostra uma preocupação a parte. Alguns pássaros são atraídos por cores mais berrantes enquanto outros animais se acostumam com cores de tom pastel. Importante lembrar que não se deve maltratar animais, insetos ou plantas para garantir uma melhor imagem. Estude bem as regras do mínimo impacto antes de sair de casa para fotografar.

Fotografar natureza é como fotografar qualquer outro tema, do ponto de vista das normas fotográficas. Para conseguir o melhor desempenho de seu equipamento é necessário dominar suas características e não ser dominado por elas. É preciso entender a distância focal, velocidade do obturador, abertura do diafragma e velocidade ISO. Na composição e enquadramento poderíamos falar de dezenas de regras, mas a que mais uso, e a mais fácil de executar e dominar, é a regra dos terços. Garantia de imagens bem equilibradas e agradáveis ao olhar.

Porém, ao lembrar todas minhas práticas educacionais e sabendo que os educadores não possuem acesso fácil a locais como parques e reservas, ainda mais levando crianças, me lembrei que as melhores fotos de animais e plantas que fiz em minha vida foram dentro da zona urbana. Embora tentemos constantemente concretar o chão e nos livrar de tudo que é natural, árvores e animais conseguem se adaptar a nova realidade e continuar existindo. Alguns acabam migrando para a cidade por conta da destruição de seu habitat natural e o seu registro fotográfico pode ser uma forma de denúncia dessa realidade. Essa prática pode ser encontrada aqui mesmo no Meio Bit. Nossa amigo IronMan_BR, especialista em fotografia macro, é um dos muitos fotógrafos de natureza que exercem essa atividade sem sair de casa (aliás, quero agradecer aqui publicamente a ele por ter permitido usar o seu exemplo durante o curso), basta dar uma olhada em seu portfólio no flickr.

Nosso olhar cotidiano é tão alienado na correria da vida urbana que não prestamos atenção nas pequenas coisas que estão acontecendo. Pássaros cantando, insetos vivendo nos pequenos ecossistemas de nossos jardins e plantas crescendo em lugares improváveis. Por isso, o desafio que deixo aqui para os leitores, e que vai ser o tema de nosso 4º Desafio Fotográfico (anúncio e regulamento na segunda feira) é o registro da Natureza no Espaço Urbano. Olhem para seus quintais, vejam os galhos das árvores, procurem aquela pequena amostra de vida entre o concreto. O que poderá ser encontrado será recompensador.

natureza 01

natureza 02

natureza 03

natureza 04

relacionados


Comentários