Meio Bit » Arquivos » Fotografia » Epson Perfection V600 Photo - para quem quer digitalizar seus negativos

Epson Perfection V600 Photo - para quem quer digitalizar seus negativos

04/09/2009 às 13:39

Eu sempre achei que digitalizadores de negativo são ferramentas importantes. Ainda não comprei um para mim, mas acredito que isso está se tornando cada vez mais necessário. O fato é que digitalizar negativos em minilabs digitais é barato e rápido, porém o trabalho entregue nem sempre é aceitável. Isso se deve ao fato de que vários pequenos ajustes necessários para extrair o máximo da qualidade possível do negativo, são feitos de modo automático nessas lojas. Afinal de contas, a fila de trabalhos é enorme e perder o dia inteiro para digitalizar um rolo de negativos não é interessante e nem viável para eles.

Aliás, essa é uma característica dos melhores digitalizadores de negativo que encontramos no mercado. Para extrair o melhor resultado do equipamento, o processo de digitalização é demorado e deve ser bem regulado. Para quem possui um acervo gigantesco de negativos, a opção é interessante. O trabalho é feito com paciência e no final apresenta um resultado espetacular. Pensando na galera que gosta de controlar todo esse processo, existem quatro opções muito interessantes chegando ao mercado.

Os primeiros são três pequenos equipamentos da Plustek, empresa que vem se especializando em produzir digitalizadores de negativos nesse porte. Os OpticFilm 7500Ai, 7500iSE e 7400 são desenhados especificamente para trabalharem com negativos, positivos e transparências. O software de gerenciamento dos brinquedos é dotado de aplicativos bem bacanas e úteis. Temos a disposição o Multi Sampling (para minimizar o ruído), o Adaptive Colour Restoration (para recuperar cores que possam estar apagadas no negativo) e o Smart Removal of Defects (elimina riscos ou marcas de poeira que possam se encontrar no negativo). Os Plustek OpticFilm 7400, 7600iSE e 7600Ai já podem ser encontrados a venda e vão custar, respectivamente, £199.99, £269.99 e £379.99.

Para quem quer uma opção um pouco mais avançada, pelo menos na minha avaliação das características, e por um preço não muito diferente, pode se optar pelo novo Epson Perfection V600 Photo, escâner de negativo que trabalha na definição de 6400 dpi e possui suportes específicos para diferentes formatos de negativos e positivos, inclusive filmes de médio formato (isso é muito bacana). O aparelho já está saindo de fábrica com suporte para Windows 7 e Snow Leopard. É possível usar os botões automáticos que se encontram na parte frontal do escâner ou fazer os ajustes personalizados através do software fornecido. Eu gostei das especificações e acho que pode agradar a maioria dos usuários domésticos. O Epson V600 vai estar disponível em 5 de outubro de 2009 e vai custar £259.99.

epson_v600

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários