Meio Bit » Arquivo » Indústria » Processadores e Vídeo para Trabalho Pesado e Games

Processadores e Vídeo para Trabalho Pesado e Games

14 anos e meio atrás

Todo computador equipado com componentes para rodar bem games, vai ser uma ótima máquina para praticamente qualquer outra coisa. Precisa editar vídeo, fazer trabalhos em 3D, editar som ou deixar 10-15 ferramentas abertas ao mesmo tempo (minha média são 11) ou depois relaxar dando uns tiros em Call of Duty 4 o computador será o mesmo.

Se você precisa apenas de ferramentas de escritório, navegar na internet e assistir vídeos, compre um netbook.

Uma questão importante, que sempre abordamos de tempos em tempos é que qualquer computador é tão bom quanto o hardware mais fraco. Não adianta colocar o suprassumo de CPU e usar vídeo embarcado.

O outro problema é fugir das roubadas. A linha “extreme” para super entusiastas não faz sentido algum do ponto de vista da razão e do custo. Os fabricantes capitalizam no desejo de ter o melhor, mesmo que a pessoa pague 3 vezes mais para ter 5% de ganho de performance.

Em agosto, o Tomshardware atualizou o seus guias de CPUs e GPUs. Para quem está planejando upgrades, é leitura obrigatória.

Placas de vídeo: o que importa é a GPU e não a quantidade de memória. Os vendedores e fabricantes adoram o consumidor que acha ter feito bom negócio ao ter comprado uma placa com 1GB e uma GPU de 2 ou 3 gerações passadas simplesmente renomeadas. Tanto nVidia quanto AMD/ATI fazem isso, mas a nVidia abusa demais. Consulte amigos, leia e se informe antes da compra.

CPUs: O guia serve para você obter o melhor que existe dentro de cada faixa de preço. Fato: qualquer coisa melhor que um Core i7 920 é jogar dinheiro fora, já que as placas-mãe possuem overclock que podem deixar o processador tão rápido quanto ou melhor que o seus primos que custam até 5 vezes mais.

Memória: a quantidade de memória realmente varia demais. Hoje, 3GB é suficiente até mesmo para rodar o Crysis. Se você trabalhar com edição de vídeo ou 3D, use um sistema operacional de 64 bits e vá direto para 8GB ou mais. Já existem placas-mãe no mercado com suporte a 24GB de RAM.

Fontes: Best Gaming CPUs For The Money: August '09, Best Graphics Cards For The Money: August '09

relacionados


Comentários