Meio Bit » Arquivo » Games » Desenvolvedor fã de Halo cria seu próprio holograma da Cortana para o Windows 10

Desenvolvedor fã de Halo cria seu próprio holograma da Cortana para o Windows 10

Desenvolvedor de software cria sua própria versão holográfica da Cortana, a assistente virtual do Windows 10 com projeção 3D, captura de movimentos e tudo o mais.

7 anos atrás

cortana

As assistentes pessoais podem no futuro nos soterrar em anúncios, mas não dá para negar que elas são bons simulacros de indivíduos com personalidade. Tanto Siri quanto Cortana e Alexa (você não Google Assistant) são conversacionais, contam piadas, conseguem manter um diálogo até certo ponto. O grande problema delas, em sua maioria é não terem um rosto, algo que possamos utilizar para que as identifiquemos como indivíduos.

Siri e Alexa têm esse problema mas a Cortana não, em partes. Todo mundo que utiliza a assistente virtual da Microsoft imagina estar interagindo com a IA companheira de Master Chief da série Halo, e esse foi o toque genial de Redmond: sua assistente já tinha o rosto e o corpo da atriz Mackenzie Mason (que forneceu sua aparência para captura de movimento em Halo 4) e a voz da dubladora Jen Taylor, esta última sabiamente mantida na versão para smartphones e outros gadgets.

Por assim dizer Cortana é mais "real" que suas concorrentes, o campo de abstração é bem menor. Logo é possível “brincar” com ela, dando à assistente um corpo de verdade aproveitando sua identidade visual. Como? Com hologramas, tudo fica melhor com eles.

cortana-hologram-diy

O projeto acima foi criado pelo desenvolvedor de software Jarem Archer, dono do canal do YouTube untitled network. Ele utilizou o Windows 10 customizado em um monitor 3D, um prisma com LEDs controlados por um Arduino e um software de reconhecimento facial, para que a Cortana sempre olhe na direção do usuário enquanto está operando a consulta, com animações no mesmo estilo em que atendia às solicitações de Master Chief.

Archer capturou movimentos de sua própria esposa para compor as animações, compostas no Unity 3D e projetadas em três direções diferentes de modo a conferir uma sensação tridimensional de verdade. É basicamente a mesma técnica utilizada pela Yamaha com a idol virtual Hatsune Miku, nos shows que projetaram o rapper falecido Tupac Shakur em 2012 e mais recentemente, pelo candidato à presidência da França Jean-Luc Mélenchon para estar em vários comícios ao mesmo tempo.

O resultado final é muito bom ainda mais por se tratar de um projeto caseiro, obedecendo o espírito hacker de provar se podia ser feito. Toda a interação é baseada obviamente na Cortana do Windows 10, ficando a assistente holográfica limitada às restrições do sistema operacional. De qualquer forma é algo bonito de se ver:


untitled network — Holographic Cortana Appliance

Diz Archer se a Alexa ou a Google Assistant tivessem “corpos”, seria dessa forma a melhor maneira de utilizar suas identidades visuais. Ponto para a Cortana que não precisa se preocupar em procurar uma aparência, ela já tem uma.

Fonte: o blog do Archer, onde ele detalha o processo (mas não todo ele, claro).

relacionados


Comentários