Meio Bit » Arquivo » Games » Agora a palavra do Senhor está disponível no Steam

Agora a palavra do Senhor está disponível no Steam

Após ficarem conhecidos na década de 90 por serem clones dos jogos da Nintendo, mas com temáticas religiosas, diversos jogos da Wisdom Tree chegam ao Steam através da coletânea Spiritual Warfare & Wisdom Tree Collection.

7 anos atrás

Não, apesar de nos últimos anos anos termos visto o Steam passar a vender filmes e programas, o motivo deste post não é para falar sobre a chegada de uma versão interativa da Bíblia por lá ou mesmo de um serviço de streaming mantido por alguma igreja.

O que aconteceu há alguns dias na loja da Valve foi o lançamento do Spiritual Warfare & Wisdom Tree Collection, uma coletânea de jogos que começaram a causar polêmica há quase 30 anos e não só por tentar divulgar as histórias contadas no milenar livro. Mas antes, vamos à história da desenvolvedora.

Lá pelo final da década de 80 uma empresa chamada Color Dreams ficou conhecida por ser uma das maiores produtoras de jogos não licenciados para o NES. Temendo que outras companhias seguissem o exemplo, o que poderia lhe causar sérios prejuízos pela falta de pagamento de royalties, a companhia japonesa fez pressão para que as revendas não tivessem títulos da Color Dreams em suas prateleiras e a situação começou a ficar bastante difícil para eles.

Então, com a chegada dos anos 90 o estúdio decidiu apostar num nicho pouco explorado, que era de jogos religiosos e acreditavam na existência de um bom público para eles, uma saída seria vender os cartuchos em livrarias cristãs, onde a Nintendo não tinha influência. Nascia ali a subsidiária Wisdom Tree.

Com a responsabilidade de criar e divulgar tais produções, o novo estúdio começou a enviar propagandas para as lojas e até mesmo vídeos como este, que podia ser vistos nos estacionamentos junto com a afirmação “Esse jogo promove a alfabetização bíblica e ensina as crianças sobre a Bíblia enquanto jogam um divertido e empolgante jogo no estilo Super Mario Bros.

Além disso, os jogos costumavam ser acusado de “roubar” ideias de outras produções, como por exemplo o Spiritual Warfare, que é muito parecido com o The Legend of Zelda. Já o Bible Adventures, que inclui o trio Noah's Ark, Baby Moses e David and Goliath, pode ser descrito como clones do Super Mario, enquanto o Joshua and the Battle of Jericho é bastante parecido com Cystal Mines e por fim, o Exodus fará muitos lembrarem do Boulder Dash.

Mesmo assim, aos poucos os jogos passaram a ser tratados como obras cult e se você nunca teve a oportunidade de adquirir esses títulos de maneira legal, a Spiritual Warfare & Wisdom Tree Collection está aí para resolver o problema. O bom é que todos eles poderão ser adquirido no Steam por R$ 15,99; valor que nem considero alto, mas que não sei se estou disposto a gastar porque sei que nunca os jogarei por muito tempo.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários