Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Exif.co — proteja suas fotos na internet

Exif.co — proteja suas fotos na internet

O Exif.co é um serviço online que promete ajudar na proteção de suas imagens ao impedir o download e print. Porém, nada é infalível.

7 anos atrás

exif_co

A discussão é antiga. Desde que fotógrafos começaram a divulgar seu trabalho na internet o roubo de fotos existe. As pessoas acham que o fato de estar na rede confere o direito de utilizar a imagem sem dar créditos ou pagar por ela. E sabemos que não é bem assim que funciona. O pior é que até os produtores de conteúdo não seguem as regras. Já vi muito blogueiro revoltado por ter texto copiado, mas não tem problema o uso de imagens dos outros para ilustrar os seus textos.

Cada fotógrafo tem uma receita de bolo para tentar prevenir o uso de imagens de forma não autorizada. Mas, no fundo, o que podemos fazer é nos preparar para acionar judicialmente quem está utilizando nossas imagens sem permissão. Alguns adicionam informações de licenciamento e contato no EXIF, outros apagam o EXIF, alguns colocam gigantescas marcas d'água, outros cortam um pedaço da imagem. Medidas que servem apenas para provar a autoria das imagens.

Agora o Exif.co promete ser mais uma arma para prevenir o uso de imagens sem autorização. O serviço online é bem simples. Você faz o upload de suas fotos para o Exif.co e, a partir dele, você compartilha em suas redes sociais e site  através de um link de compartilhamento (como o Flickr já faz). Porém, existem algumas ferramentas que são ativadas quando pessoas tentam fazer download da imagem.

Você pode simplesmente proibir a imagem de ser copiada. Tanto o download quanto o print da tela são desativados. Você pode configurar o serviço também para mostrar informações de contato e direitos autorais todas vez que houver a tentativa de cópia. E, por último, é possível permitir o download com a inclusão de uma marca d'água inteligente que vai cobrir a imagem que será copiada. Os próprios criadores do serviço admitem que nada é infalível, mas o objetivo é dificultar ao máximo o roubo da imagem.

O Exif.co não vai cobrar por fotos postadas ou mensalidades. A cobrança é por visualizações. Você pode comprar um pacote específico (quanto mais visualizações mais barato é o valor unitário) e vai pagar apenas pelas fotos que forem acessadas. Por exemplo, se você compra o pacote de 10 mil  a 99 mil visualizações, então o custo será de US$ 0,30 por cada 1.000 visualizações. Um foto com 10 mil visualizações vai custar ao cliente o valor de US$ 3,00.

Nunca tive essa fixação por proteger minhas imagens. Quem me conhece sabe que posto toneladas de imagens nas redes sociais. Algumas até sem assinatura. A Lei de Direitos Autorais é muito clara e fornece uma ampla proteção para quem tiver sua obra violada. Então ficar se preocupando previamente é só dor de cabeça. Quando acontecer e você descobrir é só enviar o processinho.

A inscrição no Exif.co é gratuita e você paga apenas pelas visualizações da imagem. Quem se inscrever agora na versão beta ganha 1.000 visualizações.

Fonte: Dpreview.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários