Meio Bit » Arquivo » Games » Candidato à presidência da Coreia do Sul usa StarCraft como propaganda

Candidato à presidência da Coreia do Sul usa StarCraft como propaganda

Aproveitando a recente liberação do primeiro StarCraft, um político sul coreano tem usado o jogo da Blizzard para divulgar sua campanha à presidência do país. Já pensou se a moda pega?

7 anos atrás

starcraft

Ao contrário do que vemos por parte da maioria dos políticos, na semana passada a Blizzard cumpriu sua promessa e disponibilizou gratuitamente o StarCraft Anthology, pacote que traz tanto o jogo base quanto a expansão Brood War. Por se tratar de um dos jogos de estratégia mais adorados de todos os tempos, o presente foi muito bem recebido pelos fãs e de olho na atenção que o título tem recebido, há aqueles que estão tentando tirar algum proveito.

Um bom exemplo disso é Moon Jae-in e as pessoas que o cercam. Candidato à presidência da Coreia do Sul, o sujeito lançou recentemente dois mapas para o clássico e o objetivo deles é puramente divulgar sua campanha.

O que chamou a atenção de muitas pessoas por lá é que enquanto a primeira criação não possui muitos detalhes, trazendo apenas o nome do político e o número do seu partido, o segundo foi baseado em um dos mapas mais famosos do jogo, o Hunters, com o grande diferencial que o jogador que estiver posicionado no canto superior direito da tela (numa referência ao número do partido de Jae-in), iniciará a partida com uma grande vantagem econômica.

A equipe do candidato ainda divulgou um vídeo onde aproveita para atacar o principal concorrente de Moon Jae-in, além de dizer que o jogador número 3 foi derrotado, uma clara brincadeira com o político que hoje se encontra no terceiro lugar nas pesquisas e que por acaso pertence a um partido que atendo pelo número 3.

De acordo com relatos de jornais do país, a recepção à campanha foi muito boa, com a maioria dos jogadores mais antigos tendo aprovado a criatividade dos marqueteiros do candidato. Outro detalhe é que Moon Jae-in é filiado ao Partido Democrático da Coreia, mesmo de Jeon Byeong-heon, que atua como presidente da Associação Coreana de eSports (KeSPA).

O curioso é que uma iniciativa como esta a princípio visa os jovens, mas então será que não faria mais sentido os mapas terem sido criados para o StarCraft II? Pois aparentemente a ideia seria justamente aproveitar o fato do antecessor estar na mídia e como ele e sua expansão foram extremamente populares na Coreia do Sul, inclusive tendo transformado muitos jogadores em celebridades, imagino que continue bastante conhecido mesmo quase 20 anos após o seu lançamento.

Bom, no ano que vem teremos (será?) eleições presidências por aqui e levando em consideração a maneira como as coisas funcionam no nosso país*, acho que o melhor lugar para os candidatos fazerem campanhas seria num Grand Theft Auto.

*eu sei que a Coreia do Sul também não passa por seu melhor momento, mas alguém tem dúvida sobre quem sairá melhor dos recentes escândalos envolvendo políticos?

Fonte: Polygon.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários