Meio Bit » Arquivo » Ciência » LAAD 2017 — Exclusivo: conhecendo o KC-390 por dentro e por fora

LAAD 2017 — Exclusivo: conhecendo o KC-390 por dentro e por fora

Yes crianças nós estivemos lá, na LAAD 2017, fomos convidados pela Embraer e conhecemos intimamente, quase biblicamente por dentro e por fora o KC-390, o mais avançado avião militar de transporte da atualidade. Clique e conheça você também essa rara ocorrência do Brasil Que Dá Certo.

7 anos atrás

kc390-01

Durante a LAAD 2017 o MeioBit recebeu um convite exclusivo: junto com a nata da imprensa mundial especializada em Segurança e Defesa fomos convidados para ver de perto o Brasil Que Dá Certo, o KC-390, avião de transporte militar da Embraer. E meninos, eu vi.

kc-390-03

A aventura começou na noite anterior. Era preciso estar no Gran Mercure, do lado do Riocentro às 07:45. Fiz várias simulações e o mais seguro era sair do Galeão no frescão expresso até o Terminal Alvorada, de lá pegar o BRT e saltar no Riocentro. Claro, o Frescão saiu 30 min depois do horário indicado no site, e o BRT precisa de duas baldeações e um idiota saltando no ponto errado (eu) mas coloquei tanta margem que cheguei 20 min antes do acertado, pude esperar me deliciando com uma Água de Hotel de R$ 7,00.

kc-390-02

De lá achei que iríamos para o Aeroporto de Jacarepaguá, mas mesmo o KC-390 operando em pistas curtas 880 m é forçar a amizade em tempo de paz. Não que a FAB não consiga, um C-130 já recolheu diplomatas brasileiros fugindo de um arranca-rabo no Chile (acho) pousando entre tropas armadas nas duas cabeceiras da pista.

Nosso destino era o Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos. Passei boa parte de minha infância lá, era um passeio fora de mão mas maravilhoso. Quem tem filhos, por favor leve-os para conhecer o MUSAL. Se você se interessa por tecnologia de aviação e História, vá visitar o MUSAL. Há de tudo no acervo, inclusive um C-47.

Tive a oportunidade de entrar, tocar nas cordas dos ganchos dos paraquedistas, chegar na porta para descer e tive um momento de percepção. Por uma ínfima fração de segundo tive a mesma visão das tropas da Easy Company. Mais de 60 anos atrás garotos muito mais jovens e corajosos do que eu saltaram na escuridão, de uma porta exatamente como aquela.

A estrela do dia lançará paraquedistas em futuras missões, levará blindados, suprimentos, fará missões de resgate, vigilância e ajuda humanitária, com custo e versatilidade imbatíveis. É o KC-390, um projeto que começou a ser pensado em 2008. Isso mesmo, se você não tem datilógrafos na sua folha de pagamento, você consegue criar uma aeronave topo de linha em 10 anos.

E topo de linha define o que o KC-390 é. Vejamos a ficha:

Tripulação: 2

Carga: 80 passageiros ou 64 paraquedistas totalmente equipados ou 6 pallets padrão ou 74 feridos em macas ou 3 Hummers ou um sistema de mísseis Astros II. Ou uns 4 blogueiros.

O compartimento de carga é imenso, mas só pudemos fotografar da metade para trás, há vários equipamentos Top Secret que a Embraer pediu pra gente não divulgar, então não adianta a KGB ou a Inteligência Chinesa tentarem me fazer falar e — UM CHEQUE DE QUANTO, CAMARADA?

kc-390-05

Aquele chão é todo reversível, em segundos você muda de suportes para pallets roletes e ganchos. O KC-390 também tem guinchos auxiliares, facilitando o embarque mesmo se não houver infraestrutura funcional no local de pouso. Veículos avariados também podem ser rebocados para dentro, mas a facilidade tecnológica que fará os aviadores amarem o KC-390 é algo muito raro, quase inédito em aviação militar:

kc-390-06

O cockpit, que se chega através de uma escadinha é um show à parte. Sistemas aviônicos da Rockwell Collins, controle de vôo fly by wire da BAE Systems, só o filé. A Embraer e a FAB fizeram uma lista de todas as características que tornariam mais fácil e eficiente a vida de um piloto de transporte, e saiu isto:

kc-390-07

Como você pode reparar, não tem coluna de manche. Ele é fly by wire, comandado por aquele joystick no canto da imagem. Sim, se você for piloto e destro se vire para voar com a mão errada.

O KC-390 tem autonomia de 5.050 km com carga de 14 toneladas. Se levar a carga máxima de 26 toneladas, consegue voar 2.111 km. Com tanques externos e sem carga a autonomia chega a 8.520 km, o que o coloca capaz de atingir qualquer teatro operacional do mundo.

Isso tudo, claro, sem reabastecimento. O KC-390 é versátil e funciona como posto de gasolina aéreo para outras aeronaves, mas ele mesmo pode ser reabastecido, através da sonda frontal:

kc-390-08

Empurrando esse bichão temos dois motores turbofan IAE V2500-E5, cada um produzindo 31.330 lbf. É da mesma família de motores usados no Airbus A320. Elas consegue fazer o KC-390 decolar com um peso máximo de 81 toneladas (no A320 são 78) e voar a uma velocidade máxima de 850 km/h.

kc-390-09

O KC-390 está em fase de demonstração e certificação, sendo checado avaliado carimbado pela FAB em todos os cenários possíveis, mas antes mesmo disso já foram encomendados 28 unidades, e o pessoal da Força Aérea já mandou tomarem cuidado com os dois protótipos, pois após o processo de certificação ela quer os dois também.

Isso não costuma acontecer, protótipos em geral são a base em cima da qual melhorias e refinamentos são feitos, mas no KC-390 a reclamar acho que só a cor dos assentos e a playlist do MP3 player de bordo.

kc-390-10

Algo que me impressionou foi perceber que o KC-390 é repleto de sensores. Fora os tradicionais como os bons e velhos tubos de pitot, ele tem toneladas de câmeras e medidores e outras coisas esquisitas por toda a fuselagem. Acontece muito, muito processamento nos bastidores.

Fora as intenções de compra, o KC-390 já conta com 60 propostas firmes, e esse número só tende a aumentar, com os Hércules C-130 chegando no fim de sua vida útil, afinal o modelo mais avançado, ainda em produção é o C-130J e ele foi lançado na década de 1990.

O KC-390 ainda será muito visto por aí, seja olhando pra cima seja nos noticiários. É uma aeronave magnífica, uma prova de que mesmo no meio dessa imensa e deprimente bagunça que é o Brasil, se um grupo decidir buscar por excelência consegue produzir tecnologia de altíssima qualidade. É um avião que você aponta pra bandeira, e fala com orgulho é isso aí, é brasileiro sim, motherfucker e se não gostou cuidado, ele leva fácil uma MOAB, e se reclamar leva duas.

Para terminar, os descarregadores de estática que o @aviõesemúsicas tanto ama:

kc-390-12

Abaixo o álbum completo de fotos em aaaaaaalta resolução:

 

KC-390 by Cardoso

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários