Meio Bit » Baú » Indústria » Nokia para Apple: "Cai Dentro!"

Nokia para Apple: "Cai Dentro!"

24/08/2009 às 10:14

Depois de uma profunda análise das declarações de Olli-Pekka Kallasvuo, CEO da Nokia, nosso grupo de especialistas reuniu-se por várias horas, ao final concluindo que a Nokia chamou a Apple pra porrada: não só reafirmou que a Nokia é competitiva como quer se tornar mais competitiva ainda.

A Nokia está no meio de uma reinvenção, quer se tornar uma empresa de serviços, não mais um mero fabricante de aparelhos. Faz sentido, hardware se tornou uma commodity hoje em dia. Vender uma vez é legal mas quando pode-se ganhar uma graninha sempre, é melhor ainda.

A App Store é prova viva, com seu mais de bilhão de aplicações vendidas, que o consumidor quer sim gastar dinheiro em programas, se forem baratos e/ou interessantes. O iPhone aliás provou que a experiência é muito, muito mais importante que o Hardware. Assim como a Nastassja Kinski, não brilha em componentes individuais mas o conjunto é matador.

O problema é que a Apple VIVE experiência de uso, a Nokia não. Ela sabe fazer telefones e smartphones para gente que sabe o que são smartphones. Um usuário Slackware acha que tem a melhor experiência de uso do mundo -e tem, pra ele- como um usuário Symbian acha simples rápido e eficiente o funcionamento do aparelho. Eu acho.

Pena que isso é uma minoria.

Para criar uma experiência que sonhe em rivalizar a Apple a Nokia terá que comer muito Hákarl, que embora seja uma comida islandesa e não finlandesa, é tubarão podre fermentado por 5 meses. O cheiro com certeza chega até Helsinki.

Os números não ajudam. Ano passado a Nokia tinha 59% do mercado de telefones high-end, a Apple meros 2%. Agora em Junho a Nokia caiu pra 28% e a Apple subiu para 23%. Com o N97 a situação só piora. As resenhas não ajudam, muita gente diz que é um excelente aparelho mas com hardware limitador. Mesmo que seja maravilhoso enquanto hardware, e os vídeos que vi me dão a impressão de não ser o horror que alguns falam, esbarramos em um grande problema:

A OVI Store é uma abominação. a única metáfora que consigo imaginar entre os telefones da Nokia e a OVI Store seria entre o Linux e o Linux, reescrito em GW Basic. Se depender dela a Nokia nunca chegará perto da Apple, ou sequer da Palm.

Chamar a Apple para briga é uma atitude ousada, mas é bom que a Nokia tenha algo na manga que seja realmente bom. Seus produtos ainda são complicados. O Sportstracker é excelente mas o Nike+ é o que pegou, apesar de ter um custo extra em relação ao mesmo. O Nokia Maps é uma confusão de licenças, softwares, downloads, opções, a ponto de eu preferir usar o Google Maps, mesmo baixando tudo na hora e pagando conexão de dados. A loja, melhor não falar nada pra não estragar a amizade.

Fonte: Financial Times

relacionados


Comentários