Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografia, ilusão de óptica e adoção de animais

Fotografia, ilusão de óptica e adoção de animais

Usando criatividade, luz e um pouco de pós-processamento, o fotógrafo Amol Jadhav e o editor Pranav Bhide criaram uma incrível campanha para adoção de animais.

7 anos atrás

Eu gosto de animais de estimação. Na verdade, não é apenas gostar. É amar mesmo. Tanto que já promovi vários resgates de animais de rua e dei um lar para eles, principalmente gatos. Foi em um resgate destes que achei Filisbrina, meu atual xodó (quem me acompanha nas redes sociais sabe de quem estou falando). Infelizmente não tenho mais espaço em casa para tantos animais (6 atualmente), mas incentivo a todos a promoverem esse ato de amor.

Por isso que a sessão fotográfica de  Amol Jadhav e do diretor de arte/retoque Pranav Bhide para uma campanha de adoção de animais foi tão impactante para mim. Ambos trabalham na  McCann Worldgroup India em Mumbai e a campanha foi criada para promover um World For All Adoptathon em Mumbai.


A ideia é simples. Retratos de casais e famílias. As pessoas foram alinhadas para que o espaço negativo entre elas formasse a silhueta de um animal doméstico. Para finalizar uma luz forte foi jogada no fundo e apenas uma leve luz de preenchimento escapou para o rosto das pessoas. Claro que houve um trabalho de pós-produção para acertar as arestas e demais detalhes, mas tudo foi planejado para que a forma do animal fosse a primeira a ser vista na imagem. Pura ilusão de ótica.

O slogan da campanha foi “Sempre há espaço para mais. Adote.” Ao que parece a campanha funcionou muito bem. O resultado foi um aumento de 150% nas visitas do evento de adoção e o resultado final foram 42 animais adotados. Acha pouco? Infelizmente esse é um número extraordinário para esse tipo de evento. Para saber mais sobre o World For All Adoptathon é só clicar aqui.

Embora essa seja uma campanha com grau máximo de planejamento é possível para um fotógrafo (profissional ou amador) ajudar uma Ong de adoções mesmo no Brasil. Existem várias espalhadas em território nacional e em quase todas as cidades. Eles sempre precisam de fotos dos animais que estão disponíveis para adoção. A principal arma destas organizações (para promover adoção e pedir doações, principalmente de ração) são as redes sociais. Uma boa foto sempre ajuda a divulgar a mensagem. Um trabalho gratificante e que não toma muito tempo.

relacionados


Comentários