Meio Bit » Arquivo » Robótica e IA » Emprego do Pequeno Ping em risco — China usando robôs nos Correios

Emprego do Pequeno Ping em risco — China usando robôs nos Correios

Um lado chato do futuro é que os primeiros empregos a desaparecer com a tecnologia são os mais simples, e isso independe do lugar. Na China, de todos os lugares os robôs já estão substituindo funcionários, e a STO Express está usando um modelo extremamente eficiente para agilizar seu serviço de entregas.

7 anos atrás

article-1319517-0b912e00000005dc-315_634x353

Eu sei eu sei você está de saco cheio de sites que chamam qualquer coisa com pilhas de robô. A gente faz isso também, eu admito que por preguiça, mas desta vez temos uma história de robôs que não são carrinhos de controle remoto gourmetizados. Não é projeto de universidade nem promessa pra dois anos depois que chegar o Ano do Linux no Desktop. É real e está em uso na China.

O objetivo como sempre é cortar custos e, mesmo na China, com o Pequeno Ping ganhando meio centavo de dólar por hora, e com direito a 13º se abrir mão dos outros 12, com robôs a STO Express, um gigante do ramo de entregas expressas conseguiu economizar 50% dos gastos com pessoal.

Eles cuidam de todos aqueles pacotinhos com quinquilharias que a gente desaprendeu a viver sem. Os robôs não são exatamente Exterminadores, são apenas funcionais, este bicho aqui:

3f2758f900000578-0-image-a-9_1491905988455

Ele carrega 5 kg a 10 km/h, O funcionamento é extremamente simples: um funcionário recolhe as encomendas, coloca no robô com o código de barras pra cima. Um sensor lê a etiqueta, determina para qual rota deve ser enviado. O robô então corre para uma grade de escaninhos e despeja o pacote no buraco correto.

Se a bateria estiver fraca o robô sozinho cuida de achar uma tomada e se recarregar.

É, crianças, agora até os empregos com menos exigências já estão ameaçados. Bem-vindos ao futuro.

Aqui os bichos em ação:


People's Daily, China — Robots sorting system helps Chinese company finish at least 200,000 packages a day in the warehouse

Fonte: Neatorama.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários