Meio Bit » Arquivo » Internet » Rumor: o WhatsApp estuda introduzir sistema de pagamentos digitais na Índia

Rumor: o WhatsApp estuda introduzir sistema de pagamentos digitais na Índia

WhatsApp estaria considerando introduzir recurso de pagamentos digitais P2P na Índia, seguindo o que já fazem concorrentes como o WeChat e... Snapchat.

7 anos atrás

O Facebook estaria considerando expandir as funções do WhatsApp, desta vez mirando no sistema de pagamentos digitais peer-to-peer como alguns mensageiros instantâneos já fazem (incluindo o próprio Messenger). A Índia seria o primeiro local de testes, com uma possível expansão posterior para outros países emergentes.

A ideia de começar os testes pela Índia faz sentido: o país vive um boom de apps de transação digital após uma crise de desmonetização: o dinheiro impresso simplesmente desapareceu, com o governo invalidando 86% das cédulas do dia para a noite para conter a alta evasão fiscal e corrupção. A opção para muitas situações foi confiar nos aplicativos de transferência de valores P2P para negociações simples, e muita gente está aproveitando a onda. O Facebook Messenger atualmente conta com função de transferência de valores mas apenas nos Estados Unidos, e de qualquer forma o WhatsApp tem muito mais potencial em países em desenvolvimento.

A Índia é o maior mercado do aplicativo, com 200 milhões de usuários ativos e lá outros aplicativos de mensagens instantâneas já permitem compartilhar dinheiro, como o WeChat. Vale lembrar também que o Snapchat também possui uma solução similar, igualmente operante apenas no território norte-americano e não é tão improvável que uma vez implantado em países emergentes, tal função se expanda para outras localidades.

Segundo fontes o WhatsApp vai implantar o recurso dentro dos próximos seis meses, e busca um parceiro que entenda a Interface Unificada de Pagamentos (UPI) do país, bem como o app estatal BHIM que se encarrega de realizar as transferências entre dispositivos móveis. Tudo isso para contornar o uso de cartões de crédito, que não são populares por lá. É importante obviamente entender a realidade de cada mercado e adaptar suas soluções de acordo, algo que a Apple foi obrigada a fazer no Japão mas se recusou na China.

Claro que devemos encarar tais informações como rumores, mas na possibilidade da iniciativa ser real e caso ela vingue na Índia, é bem provável que outros países em desenvolvimento também recebam a novidade, Brasil incluso.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários