Meio Bit » Arquivo » Games » A busca pelo primeiro easter egg dos games

A busca pelo primeiro easter egg dos games

Após realizar uma longa pesquisa e gastar uma boa grana para comprar um gabinete original, o “Pai do Xbox” descobriu que o primeiro easter egg dos games pode ter sido incluído no jogo Starship 1, que foi lançado em 1977.

7 anos atrás

starship-1

Quando falamos sobre easter eggs em jogos eletrônicos, muitos defendem que o primeiro título a esconder algum segredo foi o Adventure. Lançado em 1979, aqueles que realizassem uma série de passos poderiam ver o nome do programador Warren Robinett naquele jogo para o Atari 2600, mas esta semana ficamos sabendo que outro título fez algo semelhante dois anos antes.

A descoberta foi feita por Ed Fries, ex-vice-presidente da Microsoft e que é conhecido por muitos como o “Pai do Xbox”. Entusiasta dos fliperamas, recentemente Fries realizou uma entrevista com o game designer Ron Milner para um projeto que nada tinha a ver com o assunto e durante a conversa o sujeito relevou ter deixado uma mensagem escondida no Starship 1. Começava ali a caçada para saber se isso realmente havia acontecido.

Como o criador do jogo não lembrava o que precisava ser feito para mostrar o texto “Hi Ron!”, primeiro Fries, Milner e Michael Albaugh, um ex-engenheiro da Atari, começaram a vasculhar o código do jogo usando uma ROM baixada pela internet. Após muito estudo, eles descobriram que bastava a pessoa segurar os botões Start e Phasor enquanto colocam uma moeda na máquina, o que além de mostrar o easter egg, ainda garantiria 10 partidas ao jogador.

Porém, para que a descoberta pudesse realmente ser confirmada, era preciso testá-la num arcade de verdade e sabendo disso, Ed Fries tomou a atitude que qualquer pessoa sensata (e com um bom limite no cartão de crédito) tomaria: comprou um gabinete do Starship 1.

Após uma longa espera e vários problemas, ele finalmente pôde tirar a dúvida e o resultado está no vídeo abaixo.


Alias1964 — SS1 Easter Egg

Com isso, está revelado mais um segredo dos games que permaneceu escondido por várias décadas e caso queira conhecer maiores detalhes sobre essa saga, recomendo dar uma olhada no interessantíssimo post publicado no blog de Ed Fries e daqui em diante, lembre-se que o antes do Adventure, existiu um jogo chamado Starship 1.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários