Meio Bit » Arquivo » Games » Fundador da CD Projekt diz que eles não tinham ideia de como fazer um jogo

Fundador da CD Projekt diz que eles não tinham ideia de como fazer um jogo

Embora hoje seja elogiada pelos títulos que tem criado, a CD Projekt nasceu como uma empresa focada na localização de jogos e cujos donos não faziam a menor ideia de como criar um game.

7 anos atrás

Apesar de ter sido fundada em 1994, muitas pessoas só vieram tomar conhecimento da existência da CD Projekt recentemente, quando a empresa polonesa lançou o espetacular The Witcher 3: Wild Hunt. Por se tratar de um título enorme e com tanta qualidade, é natural pensarmos que eles já nasceram grande, sabendo exatamente onde queriam chegar, mas não foi bem assim.

Em uma interessantíssima entrevista concedida ao site Glixel, Marcin Iwiński contou como tudo começou e revelou alguns detalhes bacanas sobre esta que hoje é uma das desenvolvedoras mais elogiadas (e adoradas) do planeta.

Comecei a companhia com um amigo do colegial, Michał Kiciński. Começamos como distribuidores de games, mas para ser sincero, não éramos muito bons em distribuição. Éramos muito bons em jogos, em pegá-los e sermos os primeiros a localizá-los para a Polônia.

 

No início, grande parte da nossa motivação para começar a companhia foi termos acesso a novos títulos. Isso soa estúpido, mas éramos deuses. Éramos os lordes que estavam decidindo o que seria distribuído na Polônia e o que não seria. Então estávamos tendo acesso a todas essas coisas… Nosso horário ia das 10h às 16h e cocei minha cabeça e pensei, ‘o que estamos fazendo?’ É claro! Estamos fechando mais cedo para jogar.

Iwiński então disse que ele e seu sócio começaram a cogitar a ideia de criar seus próprios jogos, algo que ele admitiu que não tinha a menor ideia de como poderia ser feito. Após algumas conversas, a dupla chegou a conclusão de que um bom ponto de partida poderia ser a série de livros Wiedźmin, do também polonês Andrzej Sapkowski e o principal motivo seria a ambiguidade moral presente em suas histórias. Entregar um jogo que não fizesse muita distinção entre o bem e o mal parecia algo fantástico. Eles então pegaram como exemplo o que a BioWare entregava com seus RPGs, começaram a desenvolver personagens mais complexos e um sistema que permitisse ao jogador tomar várias decisões que influenciassem o desenrolar da história. Foi assim que nasceu o The Witcher.

Mais de 20 anos depois de Marcin Iwiński e Michał Kiciński mirarem nos games para ter acesso antecipado a eles, hoje a CD Projekt é um monstro que fatura milhões de dólares todos os anos e que tornou-se respeita por defender o fim da DRM e principalmente, por focar na criação de um grande título por vez, conseguindo assim oferecer jogos com muita qualidade.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários