Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter passará a marcar perfis que compartilham conteúdos sensíveis

Twitter passará a marcar perfis que compartilham conteúdos sensíveis

Perfis do Twitter que compartilharem conteúdo sensível (como fotos e vídeos de violência e pr0n) serão marcados; postagens serão ocultadas para aqueles que não quiserem ver tal material.

7 anos atrás

O Twitter pode ser a rede social mais ágil que existe, mas ela está bem longe de ser a mais sadia (ainda que seja bem melhor que o Facebook nesse aspecto). Foi inclusive por causa de seu conteúdo cáustico que a Disney abriu mão de comprar a rede, para não comprometer sua imagem de companhia com conteúdo para toda a família.

Medidas vêm sendo colocadas em prática para tornar a rede um ambiente mais salutar, e a última pegou alguns usuários de surpresa: o Twitter começou a marcar contas que postam conteúdo considerado sensível, escondendo-as daqueles que optam por não ver esse tipo de mídia.

Os usuários do Twitter podem optar por consumir ou não material que pode ser ofensivo para alguns (fotos e/ou vídeos de violência ou pr0n), e cabe a eles marcarem nas opções se o material que compartilha é sensível ou não. Assim, quem opta por ver tudo fica com a experiência normal do Twitter e os demais devem escolher se quiserem ver a mídia ou não.

Só que o Twitter agora começou a marcar contas inteiras dessa forma.

O centro da polêmica é que rede social não está apenas implantando essa novidade sem avisar os usuários (Justin Warren, o dono da conta acima só descobriu o que aconteceu quando foi avisado pela equipe do Mashable), como fez dela uma medida opt-in, em que o usuário deve expressar sua vontade para não utilizar e não o contrário, como deveria ser. Não obstante o algoritmo parece não ser perfeito, visto que a conta acima fala em sua maioria de notícias da cena tech.

O Twitter informa que a ferramenta está em fase de testes (por isso a inconstância), o que explica alguns usuários terem perdido a opção de marcar suas postagens como sensíveis. A impressão é que o Twitter marca contas independente do conteúdo geral; assim, se você por um acaso postar um link, uma foto ou um vídeo sensível uma única vez que seja já é passível de ser taxado como conta imprópria.

Essa é apenas uma das medidas que o Twitter vem tomando para sanitizar a rede social: ela também está ocultando perfis de conteúdos sensíveis de não-seguidores (o chamado "shadowbanning"), cujos tweets deixam de aparecer em menções e RTs. Enfim, é uma estratégia que está fazendo barulho e muita gente não está ciente com os rumos que o Twitter está tomando.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários