Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Estúdio compartilha ingressos disfarçados de torrents, mas esquece de ficar de seed

Estúdio compartilha ingressos disfarçados de torrents, mas esquece de ficar de seed

Estúdio da Costa Rica lança site falso imitando o KickAss Torrents, com torrents que na verdade dão ingressos para o cinema… mas não fica de seed de nenhum arquivo.

7 anos atrás

De boas intenções o inferno está cheio, e nada pega mais mal do que uma tentativa bem intencionada de combater a pirataria que falha em sua essência, seja por malícia ou por pura ingenuidade. A última veio de um estúdio costa-riquenho, que desenvolveu um site falso para distribuir torrents fakes de filmes ainda em cartaz, com a intenção de fornecer ingressos de graça para estimular as pessoas a irem ao cinema.

O problema: ninguém lembrou de permanecer online como seeds dos arquivos.

A ideia em si não era ruim: a Romaly criou o site LegalTorrents com um template idêntico ao do KickAss Torrents, um dos trackers mais famosos e que recentemente havia sido derrubado pela indústria do copyright, tendo voltado à atividade alguns meses depois. Ele hospeda uma série de torrents, todos de filmes que ainda estão em cartaz na Costa Rica e obviamente, a turma do escorpião no bolso local achou a ideia ótima.

No entanto todos os torrents hospedados são falsos. Eles contém apenas um trailer do filme em questão, acrescido de uma mensagem de como a pirataria é prejudicial ao mercado e à indústria do cinema. A diferença é que os torrents indicam um endereço de e-mail para os usuários, e aqueles que entrarem em contato com a distribuidora através dele terão direito a um par de ingressos do filme que estava tentando baixar (válido apenas na Costa Rica, claro).

O grande, enorme problema por trás de tal iniciativa é que a Romaly aparentemente não entende muito de torrents. O site TorrentFreak tentou baixar uma grande quantidade de arquivos e não conseguiu acessar um sequer, pelo simples fato de que não há seeds (pessoas conectadas à rede P2P que possuam o arquivo completo). Dessa forma não é possível baixar nada.

Claro que há alguns pontos a levantar aqui. É possível que o seeder original apenas permaneceu conectado pelo tempo suficiente para que outros tivessem baixado os torrents, e esses em específico (os usuários que queriam os filmes completos) não ficaram conectados após o download, pondo por água abaixo os planos da Romaly. É uma possibilidade, afinal creio eu que os que não abrem a carteira por nada nesse mundo não devem ter curtido terem sido sacaneados. Mesmo recebendo ingressos de graça.

Ainda que seja uma medida mais simpática a ações mais agressivas da indústria do copyright, de nada adianta oferecer um agrado e falhar categoricamente na forma. A intenção foi boa, a execução nem tanto.

Fonte: TorrentFreak.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários