Meio Bit » Arquivo » Games » Fundação quer preservar a história dos videogames

Fundação quer preservar a história dos videogames

Conheça a The Video Game History Foundation, uma organização sem fins lucrativos que pretender fazer o possível para manter viva a história dos jogos eletrônicos.

7 anos atrás

nes

Ao contrário do que vemos em outras formas de entretenimento, manter a história dos games é algo bastante desafiador. Embora os emuladores façam um bom papel nesse sentido, o risco de vermos jogos desaparecerem completamente é real e por isso algumas pessoas tem se dedicado para que isso não aconteça.

Uma nova iniciativa com este objetivo acaba de ser proposta pela The Video Game History Foundation, uma organização sem fins lucrativos que lançou uma campanha no Patreon para financiar o projeto. Por lá eles afirmam que “se dedicarão a descobrir como salvar o máximo da história dos videogames que conseguirem e torná-los acessíveis a todos”, além de permitir que os historiadores possam contar para as próximas gerações a história da indústria.

A ideia foi de Frank Cifaldi, que tem a experiência de ter trabalhado em sites como o Gamasutra e o 1UP, além de ter atuado na Backbone Entertainment quando ajudou a criar o Mega Man Legacy Collection. Ele é também o fundador do site Lost Levels, que desde 2003 vem catalogando informações sobre jogos que nunca foram lançados.

Acreditamos que os videogames são mais do que códigos jogáveis, é o material efêmero produzido ao redor dele, é o marketing, são as histórias,” declarou Cifaldi. “E todas essas coisas estão em risco de desaparecer, a menos que saiamos e nos certifiquemos de que estão seguras.

 

Por ser um historiador, sei o tipo de material que os historiadores usam para contar histórias, então no momento estamos nos focando em recolher, digitalizar e tornar disponíveis os artefatos de videogames, para qualquer pessoa que queira acessá-los. Se você for um historiador, isso significa bastante material para trabalhar. Se não for um historiador, isso significa bastante coisas legais de videogames antigos para olhar e jogar.

Ainda de acordo com o  responsável pelo projeto, a ideia é fazer com que a VGHF seja mantido mesmo após a sua morte, tornando-se uma das referências no assunto e mesmo com ela iniciando pequena, a esperança é de que no futuro eles consigam abrir algo como uma biblioteca ou museu, onde manterão tudo o que foi conseguido.

Para conhecer mais detalhes da The Video Game History Foundation, recomendo dar uma olhada no site oficial e como um apaixonado pela história dos games, é claro que torço muito para que eles tenham sucesso nessa iniciativa.

The Video Game History Foundation Pitch Video

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários