Meio Bit » Baú » Internet » Wikipedia ganha visual mais moderno

Wikipedia ganha visual mais moderno

08/08/2009 às 12:44

Há quem reclame, fique bravo e dê pití, mas a verdade é que a Wikipedia, especialmente a versão inglesa, é uma das coisas mais úteis que temos à disposição na Internet. No ar desde 2001, e com mais de 13 milhões de entradas escritas por voluntários, é a prova viva de que trabalho colaborativo na Grande Rede funciona.

Há tempos com o mesmo visual, o ar cansado já é bastante visível no layout do site. Mas isso está prestes a mudar. A Wikipedia Usability Initiative trabalha há algum tempo nisso, e o primeiro resultado concreto surgiu recentemente: uma nova skin, batizada de Vector, já disponível para usuários cadastrados (basta clicar no link “Try beta”, no canto superior direito).

Veja um comparativo “antes e depois” das páginas de artigos e da de edição:

wikipedia-velha

wikipedia-nova

wikipedia-edicao-velho

wikipedia-edicao-novo

As novidades são sutis, mas muito bem-vindas. Além de um facelift na parte visual, dando um ar bem mais moderno ao wiki, pequenas melhorias em usabilidade foram feitas.O menu do topo ganhou mais destaque com o uso de gradiente ao invés das abas minúsculas da versão atual, e a busca, que ficava escondida no menu lateral, foi para o canto superior direito, local onde, pela lógica, esperamos que ela esteja.

Na tela de edição, a barra de ferramentas foi refeita, tornando-se mais enxuta e legível. Acrescentaram, também, opções de ajuda para formatação em wiki, algo que assusta novatos à primeira vista.

Ainda não há previsão de quando a nova skin será efetivada como padrão – nem se ela será de fato.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários