Meio Bit » Arquivo » Mobile » Saiba quais smartwatches receberão o Android Wear 2.0

Saiba quais smartwatches receberão o Android Wear 2.0

Versão 2.0 do Android Wear chegará para uma grande gama de smartwatches, no entanto alguns modelos outrora bem sucedidos ficarão de fora.

7 anos atrás

O Android Wear 2.0, a nova versão do sistema operacional para smartwatches foi enfim lançado na última quarta-feira. Dentre as principais novidades estão o suporte a pagamentos via Android Pay, um visual completamente remodelado, a introdução do Google Assistant e ajustes de performance relacionados ao Google Fit, instalação direta de apps via Play Store (independentes, sem a necessidade do smartphone para sua execução; os primeiros são Uber, Runkeeper, Runtastic, Foursquare, Nest, Strava, Todoist e Robin Hood), além de um teclado virtual com previsão de palavras (boa sorte ao tentar digitar algo em sua telinha de pulso).

Só que nem tudo são flores: algumas funcionalidades não serão disponibilizadas para todos os modelos de reloginhos espertos que rodam Android e mais, modelos outrora bem sucedidos não receberão o update at all.

Sendo bem franco, tal cenário era esperado. Diferente do Apple Watch, produzido por uma única empresa e por causa disso ser completamente padronizado, smartwatches Android possuem uma grande variação de formatos e consequentemente, de componentes. Vale lembrar que a primeira grande atualização do Android Wear, que introduziu suporte completo ao Wi-Fi não pôde ser apreciado principalmente pelos modelos de 2014 como o LG G Watch, o LG G Watch R e o ASUS ZenWatch original; os dois primeiros por não contarem com a antena e o último por motivos não especificados pela fabricante.

Agora, com a chegada do Android Wear 2.0 dois deles, o G Watch e o ZenWatch mais o Moto 360 original e o Samsung Gear Live foram derrubados do telhado; por serem modelos de quase três anos de idade o Google decidiu não dar suporte a nenhum dos quatro, que morrerão na versão original do SO mesmo. Enquanto isso o Apple Watch de 1ª geração roda watchOS 3 e seguramente será novamente atualizado, mas divago.

Enfim, eis a lista de todos os modelos de smartwatches Android que receberão o Wear 2.0:

A atualização ficará a cargo das respectivas fabricantes, que ainda não anunciaram quando seus dispositivos receberão o update. Por enquanto os únicos modelos no mercado com o Android Wear 2.0 são os mais recentes lançamentos da LG, o Watch Sport e o Watch Style. De resto só resta aguardar.

Fontes: CNET e Ars Technica.

relacionados


Comentários