Meio Bit » Arquivo » Internet » YouTube libera streaming mobile ao vivo para canais com mais de 10 mil inscritos

YouTube libera streaming mobile ao vivo para canais com mais de 10 mil inscritos

Produtores de conteúdo agora podem fazer transmissões mobile ao vivo via YouTube, desde que seus canais possuam um mínimo de 10 mil inscritos.

7 anos atrás

Até que não demorou tanto assim: o YouTube Mobile Live, ferramenta de streaming mobile cujo período de testes se iniciou em março de 2016 foi liberada inicialmente para alguns poucos canais VIPs em junho, e agora começa a chegar ao público geral. No entanto, como é de praxe o Google vai limitar o acesso, permitindo num primeiro momento apenas produtores de conteúdo com mais de 10 mil inscritos em seus canais entrem na brincadeira.

A ideia do streaming mobile, introduzida lá atrás pelo finado Meerkat foi adotada pelo Twitter com seu Periscope, pelo Facebook com o Live (e sabemos que Mark Zuckerberg está jogando sujo para atrair público e produtores de conteúdo para seu jardim murado) e até o Tumblr resolveu pegar uma fatia do bolo. Logo não demoraria para Mountain View fazer seu movimento mas diferente de todos os concorrentes, ela não saiu com um app dedicado apenas a transmissões via smartphones ou tablets. Ao invés disso adicionou uma nova função no app padrão do YouTube, em que o usuário pode facilmente iniciar uma transmissão acessando as configurações.

De resto o YouTube Mobile Live, o nome final do serviço (antes YouTube Connect e YouTube Live) se comporta como o Periscope, permitindo a visualização de mensagens dos espectadores (que serão notificados do início da transmissão normalmente) e outras interações. O dono do canal pode rapidamente criar uma imagem de rosto e começar a transmitir, não importa onde esteja.

YouTube Creator Academy – Live streaming on YouTube (ft. Alex Wassabi)

A questão é que o Google, como normalmente faz nesses casos não vai liberar o recurso para todo mundo num primeiro momento. Passado o período de exclusividade dos canais The Young Turks, AIB, Platica Polinesia, SacconeJolys e Alex Wassabi, o YouTube Mobile Live está disponível nesta nova fase apenas para produtores de conteúdo com mais de 10 mil inscritos em seus canais. A meta é estimular os criadores e gravarem vídeos e interações de qualidade num primeiro momento, como forma de viabilizar a novidade e atrair público e novos interessados em utilizar a ferramenta.

No mais, segundo rumores recentes o algoritmo do YouTube passou a privilegiar canais e vídeos mais longos e que estimulam o espectador a permanecer mais tempo, logo o streaming é crucial para estimular os criadores a produzirem mais, maiores e melhores vídeos, o que no fim se reverteria em mais grana para todos os envolvidos.

O Google informa que o Mobile Live será posteriormente liberado a todos os usuários do YouTube, no entanto não anunciou datas. Só nos resta aguardar.

Fonte: YouTube Official Blog.

relacionados


Comentários