Meio Bit » Arquivo » Internet » Google lança campanha publicitária: Going Google

Google lança campanha publicitária: Going Google

15 anos atrás

A Guerra entre Microsoft e Google nunca esteve tão intensa. As últimas ações de ambas demonstram isso claramente. De um lado, a Google anunciou o Chrome OS, um sistema operacional que, embora tenha foco bastante definido e, num primeiro momento, não tenha a pretensão de bater de frente com o Windows, pode vir a ser uma pedra no sapato de Ballmer. Do outro, a Microsoft e seu Office 2010, com forte apelo para computação nas nuvens, graças ao Office Web Applications, concorrente direto do Google Docs.

Hoje pela manhã, a Google anunciou uma nova e grande campanha publicitária. Batizada de Going Google, ela tem alvo definido: Microsoft Office. O mote da campanha é mostrar clientes satisfeitos com a migração para o Google Apps, conjunto de ferramentas para a web da gigante de Mountain View. Com 1,75 milhões de clientes, número baixo se comparado à base de clientes do Microsoft Office, a estratégia publicitária da Google é ambiciosa.

O principal chamariz da Going Google são quatro outdoors que serão espalhados em quatro das principais rodovias americanas: 101, em San Francisco, West Side Hwy, em New York, Ike, em Chicago e Mass Pike, em Boston. Todo dia, durante um mês, a mensagem será trocada, ressaltando as vantagens e explicando para leigos o que é, para quem é, e como funciona o Google Apps. Os restos das mensagens trocadas serão reciclados e usados na produção de sacolas ou novos anúncios. Há um pequeno vídeo, oficial, que dá uma ideia do que está por vir:

Além dessas mensagens, a outra frente de ataque ocorre via mídias sociais. E, se os termos “mídia social” e “publicidade” aparecem num mesmo texto, é quase obrigatório citar o Twitter. Através de um perfil (@googleatwork), a Google pede que usuários do Google Apps relatem suas experiências no serviço de microblog, utilizando, para tal, a hashtag #gonegoogle.

A outra ponta do lado social da campanha está no site Spread the Word. Além do live streaming da #gonegoogle, há vários documentos e explicações disponíveis, e uma pesquisa, a ser respondida por usuários do Google Apps, que serve de cupom para sorteios de brindes que ocorrerão durante o mês de agosto. Nessa área alguns arquivos em *.pdf podem ser baixados, impressos e colados por aí. Uns são bem legais, como este (pode clicar sem medo, o link leva ao visualizador de *.pdf peso-pena da Google).

Será suficiente? É difícil prever o sucesso de uma campanha publicitária, de qualquer uma. Na teoria tudo está bem feito, mas em tempos onde o “viral” publicitário só não está mais em alta do que o tradicional por conta do H1N1, é praticamente impossível dizer se a campanha vai “pegar”. E o mais legal é que, a exemplo do que a Microsoft faz com a Apple há pouco mais de um ano, uma nova guerra publicitária pode surgir, dessa vez contra a Google. Bem ou mal, pelo menos boas propagandas teremos 🙂 .

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários