Meio Bit » Arquivo » Mobile » Acredite, emojis ajudam a impulsionar o consumo de apps

Acredite, emojis ajudam a impulsionar o consumo de apps

Pode parecer loucura, mas estudo indica que apps na Google Play Store que contam com descrições contendo emojis são mais baixados que os demais.

7 anos atrás

Vamos aceitar, os emojis vieram para ficar. Como se não bastasse o ? ter sido eleito como a palavra de 2015 pelo Dicionário Oxford, os pictogramas que são uma evolução dos emoticons viram assunto envolvendo representatividade de minorias mutantes e até mesmo discussões sobre segurança pública (aqui, aqui e aqui), por mais insano que isso possa parecer. E para completar, os caracteres fofinhos vão virar um filme.

O que mais os emojis podem fazer? Bem, se você é um desenvolvedor Android eles podem impulsionar os downloads de seu app.

A desenvolvedora mobile Novoda conduziu um experimento para testar a receptividade dos consumidores a aplicativos que contassem com descrições menos ortodoxas, por assim dizer; a startup utilizou o Google Play Developer Console e fez uso de três emojis específicos:?, ? e ? com o app CCleaner, uma das mais populares e poderosas ferramentas de limpeza multiplataforma do mercado. A descrição do app foi alterada e os emojis foram inseridos, mas apenas 25% dos consumidores de alguns poucos países foram submetidos à experiência.

Os resultados foram bem interessantes: o uso dos emojis ? e ? levaram a um aumento de pelo menos 20% nos downloads do app na Alemanha e Itália respectivamente; já na Polônia a utilização do ? fez com que a procura e instalação do CCleaner aumentasse 7%. A recepção não foi uniforme no entanto: os usuários dos Estados Unidos, o país com o maior índice de uso de emojis estranhamente preferem que os pictogramas não estejam presentes na descrição de apps; por fim os resultados em países como França, Espanha e Rússia foram inconclusivos (os usuários em geral não ligam para um ou outro emoji na descrição).

Há de se convir que fatores culturais influenciam o uso dos emojis dependendo do país ou região: uma pesquisa de 2015 do Swiftkey, que coleta dados de seus usuários revelou que no Canadá os usuários preferem emojis como e outros mais ligados a esportes e ações violentas; a França ama o ❤ e o utiliza com mais frequência do que outros países; já a Austrália gosta de pictogramas ligados a roupas e usuários de países árabes mostram apreço por emojis de plantas e flores.

O Brasil também utiliza os emojis conforme seus valores culturais: sendo uma nação basicamente cristã seus usuários utilizam o ? e o ⛪ pelo menos duas vezes mais do que o resto do mundo; já o uso dos emojis de gatos, especialmente o ? chega a ser cinco vezes maior.

Embora pareça uma possibilidade estranha, é fato que os emojis ajudam a expressar ideias e sentimentos e sendo o ser humano facilmente influenciável, um pictograma associado a um produto tem sim a capacidade de mudar a percepção do consumidor e interferir em suas decisões. Claro que o pessoal não vai fazer a egípcia e escrever tudo em imagens, mas é interessante ver que às vezes não é preciso muito esforço para se conseguir um boost nos downloads e por que não, nas vendas.

Fonte: Novoda.

relacionados


Comentários