Meio Bit » Arquivo » Games » Com roupagem 8 bits, Double Dragon IV chega em janeiro para PS4 e Steam

Com roupagem 8 bits, Double Dragon IV chega em janeiro para PS4 e Steam

Double Dragon IV, game que comemora os 30 anos da franquia chega em janeiro para PS4 e Steam com visual 8 bits, inspirado nas versões para Nintendinho.

7 anos atrás

double-dragon-iv

Double Dragon pode não ter sido o primeiro game do gênero beat 'em up (quem detém o título é Nekketsu Kōha Kunio-kun, conhecido no ocidente como Renegade) e a franquia nem é a melhor do gênero (eu defenderei Streets of Rage até o fim dos meus dias), mas sem dúvida é a primeira que todo mundo lembra quando falamos dos clássicos games de pancadaria para Arcades, que rendeu inúmeros títulos nas décadas seguintes.

A saga dos irmãos Billy Lee e Jimmy Lee completa 30 anos em 2017, e para comemorar a Arc System Works revelou Double Dragon IV, que chega em janeiro ao PS4 e Steam com um visual totalmente 8 bits.

Antes de mais nada uma rápida retrospectiva: a Technōs Japan, a desenvolvedora original responsável pelas franquias Double Dragon e Kunio-kun (que gerou além de Renegade os clássicos River City Ransom e Super Dodge Ball) faliu em 1996, e suas IPs foram negociadas por vários anos pela Million Co., Ltd. Foi através dela que diversos estúdios desenvolveram games e ports dessas franquias até 2015 (o último foi o excelente Double Dragon Neon, lançado em 2012 pela WayForward e distribuído pela saudosa Majesco Entertainment), quando a Arc System Works (Guilty Gear, BlazBlue) comprou todas as propriedades intelectuais.

A princípio a desenvolvedora criou o selo Technōs by Arc System Works, que abrigaria todos os futuros games das IPs oriundas da finada empresa, no entanto os esforços iniciais se concentrariam em torno da franquia Kunio-kun, extremamente famosa no Japão e que continuou recebendo novos títulos entre 1996 e 2015. Isso não significava, entretanto que Double Dragon estava esquecido; sendo a franquia dos irmãos Lee muito popular no ocidente, era óbvio que veríamos um novo game mais cedo ou mais tarde.

Só que a direção tomada em Double Dragon IV surpreendeu alguns.

arcsystemworks – Double Dragon 4 - Teaser Trailer

De acordo com o comunicado oficial à imprensa, a equipe de Double Dragon IV conta com três profissionais que trabalharam no original para Arcade de 1987: o designer Koji Ogata, o compositor Kazunaka Yamane e o diretor e criador da franquia Yoshihisa Kishimoto, auto-intitulado "o avô do beat 'em up". Assim sendo, os desenvolvedores apresentam Double Dragon IV como um game com visual totalmente inspirado nas versões para Nintendinho (em especial Double Dragon II: The Revenge), não se distanciando muito de como a série Kunio-kun vem sendo tratada: todos os títulos mais recentes são ou retrogames ou com elementos clássicos incorporados.

Considerando que Double Dragon IV será lançado em 30 de janeiro para PS4 (via PSN) e Steam pela módica quantia de 800 ienes no Japão, o game não deve passar de US$ 9,99 quando chegar deste lado do mundo no dia seguinte; logo é capaz que ele faça um sucesso relativo principalmente entre os saudosistas. Vamos aguardar.

Fonte: Arc System Works (em japonês).

relacionados


Comentários